Este artigo teve como proposta verificar como atualmente as temáticas voltadas para a diversidade presentes nos currículos dos cursos de formação docente. Objetivou identificar as propostas curriculares do curso de Pedagogia da UEPB e do curso de Educação da PUCP ancorados no respeito a diferença, propostas estas relevantes para a formação inicial dos futuros profissionais da educação. Em ambas as instituições de ensino superior, encontramos os componentes curriculares voltados para o tema da diversidade. Porém, no tocante a temática da diversidade étnica encontramos limitações no Curso de Educação PUCP, a medida os conteúdos não tratam a formação da sociedade peruana a partir das suas múltiplas matrizes étnicas, a exemplo da ausência do afroperuano dos livros didáticos e no currículo. Diferentemente, o Curso de Pedagogia traz a questão indígena, afrobrasileira e africana, tratadas nos componentes obrigatórios e eletivos. A formação ancorada na diversidade é imprescindível para formar profissionais críticos, conscientes que vivem em uma realidade multifacetada, a escola está inserida, refletindo a realidade histórica e cultural do tempo que é.