O jogo constitui-se num instrumento pedagógico indispensável no contexto educacional, pois contribui no processo de ensino-aprendizagem de maneira muito significativa, dinâmica e prazerosa. Este estudo busca fazer uma breve reflexão sobre as contribuições que os jogos didáticos apresentam ao ensino, desenvolvendo no sujeito a aquisição de habilidades intelectuais e motoras além de competências necessárias à vida adulta. Possui em sua essência características relevantes para vida da criança, contribuindo na sua formação enquanto sujeito capaz de interagir e resolver situações-problemas do seu cotidiano. O educador que adota uma concepção sociointeracionista, acredita que as crianças aprendem na interação mútua, respeitando os limites umas das outras. Ao utilizar os jogos didáticos em suas aulas, esse educador proporciona uma relação com o contexto vivenciado, tornando a aprendizagem mais significativa. Neste sentido, percebe-se que os jogos favorecem a autonomia, a formação da personalidade, do caráter, valorizando as relações interpessoais, emocionais e cognitivas dos indivíduos em todas as fases do desenvolvimento, além de funcionar como mecanismo condutor de ações voluntárias da criança no qual o papel do educador é mediar e problematizar com objetivos previamente estabelecidos a fim de promover saberes. Lançamos mãos da pesquisa qualitativa por entender que esta possui um caráter social, possibilitando ao investigador o entendimento relevante acerca do estudo em questão, Essa investigação tem como objeto de estudo o jogo didático, suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem da matemática, em particular no 3º ano do ensino fundamental. Para tanto, escolheu-se como modalidade da pesquisa qualitativa a pesquisa bibliográfica e a análise documental, em busca de teorias que ratificassem a utilização dos jogos didáticos na sala de aula. A análise documental que consistiu em elencar os conteúdos da grade curricular da disciplina. Relacionamos alguns jogos didáticos como, por exemplo: boliche, dominó, ábaco e jogo lógico, e as possíveis contribuições que estes poderiam oferecer para garantir uma aprendizagem prazerosa e significativa. Nas conclusões destacamos a importância da utilização dos jogos como facilitador na inserção dos conteúdos matemáticos, visto que estes se encontram presentes no contexto do educando, porém cabe ao professor estabelecer relações concretas traçando um paralelo entre o jogo, o conteúdo e a realidade vivenciada pelos discentes, tornando a Matemática significativa no processo de ensino e aprendizagem.