AS ATRIBUIÇÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO SETOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS SALGUEIRO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35892 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4954 "inscrito_id" => 9942 "titulo" => "AS ATRIBUIÇÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO SETOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS SALGUEIRO" "resumo" => "O tema que norteia esse trabalho é “o setor pedagógico e a gestão em favor da qualidade de ensino no IF Sertão Campus Salgueiro", tendo em vista a pouca comunicação existente entre os professores e os membros do setor, pois acreditamos que a fusão de conhecimentos de ambos contribuiria positivamente, no desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes para o desenvolvimento pleno dos alunos. Assim, o presente texto tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as relações de trabalho existentes entre os professores e o setor pedagógico. Buscamos discutir de que maneira o setor pedagógico pode efetivar o assessoramento aos professores visando à superação em suas dúvidas e atuar na sua formação profissional. A elaboração e desenvolvimento do referido projeto pauta-se numa concepção histórico-cultural de educação, com base em autores cujos pensamentos convergem à abordagem escolhida. A partir de conversas, análise de documentos e entrevistas, esboçamos algumas considerações, como a evidente importância de se compreender a indissociabilidade entre a teoria e a prática, bem como é necessário estudar e pesquisar, visando ao desenvolvimento de uma prática pedagógica cada vez mais eficiente. Mas, para isso é preciso que os professores e aqueles que atuam em conjunto com eles, atentem para o fato de que uma prática pedagógica eficiente, exige-se um comprometimento total, pois, pressupõe-se que ser educador é dedicar-se à superação dos problemas que vão se apresentando no decorrer de suas atividades e não tão somente ministrar conteúdos de forma descontextualizada do cenário histórico - cultural ao qual ele e o aluno está inserido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ASSESSORIA PEDAGÓGICA, QUALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9942_17102017151037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DASDORES DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA DASDORES" "autor_email" => "desouzamariadasdores@gmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35892 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4954 "inscrito_id" => 9942 "titulo" => "AS ATRIBUIÇÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO SETOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS SALGUEIRO" "resumo" => "O tema que norteia esse trabalho é “o setor pedagógico e a gestão em favor da qualidade de ensino no IF Sertão Campus Salgueiro", tendo em vista a pouca comunicação existente entre os professores e os membros do setor, pois acreditamos que a fusão de conhecimentos de ambos contribuiria positivamente, no desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes para o desenvolvimento pleno dos alunos. Assim, o presente texto tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as relações de trabalho existentes entre os professores e o setor pedagógico. Buscamos discutir de que maneira o setor pedagógico pode efetivar o assessoramento aos professores visando à superação em suas dúvidas e atuar na sua formação profissional. A elaboração e desenvolvimento do referido projeto pauta-se numa concepção histórico-cultural de educação, com base em autores cujos pensamentos convergem à abordagem escolhida. A partir de conversas, análise de documentos e entrevistas, esboçamos algumas considerações, como a evidente importância de se compreender a indissociabilidade entre a teoria e a prática, bem como é necessário estudar e pesquisar, visando ao desenvolvimento de uma prática pedagógica cada vez mais eficiente. Mas, para isso é preciso que os professores e aqueles que atuam em conjunto com eles, atentem para o fato de que uma prática pedagógica eficiente, exige-se um comprometimento total, pois, pressupõe-se que ser educador é dedicar-se à superação dos problemas que vão se apresentando no decorrer de suas atividades e não tão somente ministrar conteúdos de forma descontextualizada do cenário histórico - cultural ao qual ele e o aluno está inserido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ASSESSORIA PEDAGÓGICA, QUALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9942_17102017151037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DASDORES DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA DASDORES" "autor_email" => "desouzamariadasdores@gmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }