As plantas têm um papel fundamental para a manutenção da vida na Terra, de modo que estas são nossas principais fontes de produção de oxigênio, gás que permite a respiração dos seres vivos na Terra. De forma específica, diante do cenário que os alunos da educação enfrentam para compreender as disciplinas que envolvem conteúdos que precisa ter uma visão geral do mundo e como acontece à interação entre os seres, relacionando os fenômenos da biologia, física e química entre si e com o cotidiano, as aulas teóricas contribuem na aprendizagem significativa dos estudantes porem somente o uso dessa metodologia não é suficiente para que os estudantes consigam assimilar rapidamente os conteúdos de forma dinâmica e prazerosa, por isso é necessário fazer uso de novas técnicas e didáticas para melhorar o aprendizado dos estudantes. Diante do exposto, o presente trabalho visou descrever e apresentar de forma ilustrada estruturas vegetativas e reprodutivas de quatro espécies de plantas que apresentam crescimento primário pertencente às famílias: Cucurbita sp, Phaseolus vulgaris, e plantas com crescimento secundário: Citrus senensis L, Psidium guajava L, bem como sua importância para a população obter através dessas espécies medicamentos que sirvam também para a indústria farmacêutica, destacando também a importância das plantas na indústria alimentícia. As espécies selecionadas para realização da descrição morfológica externa foram coletadas no município de Macaparana, localizado na região da Mata Norte do Estado de Pernambuco. Sua população é de 25.114 habitantes, com área de 108,049 km2.Para a realização dessa pesquisa, selecionou-se quatro espécies, para a realização da descrição morfológica externa de quatro espécies, a saber: duas espécies de crescimento primário e duas espécies de crescimento secundário. Quanto às ilustrações e do material botânico foram fotografados no local de origem. No decorrer do trabalho, podemos perceber quão importante é trabalhar com temas voltados para conteúdos que estão relacionados com o nosso dia a dia. Durante o desenvolvimento dessa pesquisa, constatamos que várias plantas que estão ao nosso redor são de grande valia tanto para a alimentação quanto para o seu uso como medicamentos. Não podemos deixar de citar essas contribuições na prática como docente, uma vez que, além de informar aos alunos os conteúdos científicos, trabalhamos com os mesmos de uma forma dinâmica e prazerosa, de forma a evitar a metodologia tradicional (aula expositiva e livro didático), surtindo novos efeitos no ensino-aprendizagem.