No contexto da formação de professores da matemática no Brasil é importante um diálogo sobre que nos anos iniciais da escolarização de décadas atrás o ensino e aprendizagem era centrado em conhecimentos matemáticos e conteúdos da língua materna. Esses conhecimentos eram elementos para alfabetização da população. Neste sentido, a educação segue uma linha de ler, escrever e contar. Assim, para discorrer sobre a história do ensino de matemática é importante ressaltar fatos presentes na formação curricular da educação brasileira nas décadas passadas. Contudo, é importante ressaltar que na formação dos docentes nas Instituições Federais sejam trabalhados conteúdos que explanem as tendências do ensino da Matemática para que as práticas dos mesmos sejam pautadas em metodologias que contemple aspectos positivos para o ensino na escola pública. Assim, é fundamental que as tendências do Ensino da Matemática façam parte da realidade dos professores. No intuito de que eles possam aplicar uma ação-reflexiva no seu cotexto escolar e os alunos venham a adquirir conhecimentos profícuos em seu processo de aprendizagem. De certa forma buscando o desenvolvimento de abordagens didático- metodológicas dinâmicas para o espaço escolar.Portanto, explanamos as tendências presentes a partir da década de 50. Ou seja, explicamos que no decorrer do tempo a Matemática possui diferentes abordagens no ensino público do Brasil. Neste sentido, abordamos que o ensino da Matemática na década dos anos 50 empregou mudanças no cenário do ensino da disciplina da matemática partindo da realidade dos discentes. Também, destacamos o ensino da Matemática Moderna centrado nas propriedades e operações, as influências das Leis de Diretrizes e Bases da Educação de 1971 e 1996 e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Estes, mencionados, fomentaram grandes mudanças no contexto do ensino da Matemática no Brasil e deixaram um legado na prática dos professores da Educação Básica até hoje. O trabalho parte da vivência na disciplina Abordagens Teórica - Metodológicas da Matemática Escolar. Na qual, viabilizou uma gama de conhecimentos referente às tendências presente no contexto do ensino de Matemática no Brasil a partir da década de 50. Os estudos, primeiramente, partiram da leitura de literaturas que levavam a analise e reflexão sobre as características e influências que as tendências do ensino da Matemática empregaram no sistema educacional brasileiro no decorrer da história. O trabalho desenvolvido no ambiente da Instituição Superior pela disciplina de Abordagens Teórica - Metodológicas da Matemática Escolar possibilitou diversos conhecimentos para a prática profissional do professor em formação. E, é de suma importância dizer que os futuros Licenciados em Pedagogia obtiveram grande capacitação referente aos conhecimentos sobre as tendências e práticas matemáticas no ambiente escolar. Portanto, é fundamental discorrer sobre o ensino de matemática para conscientização de que na história educacional no Brasil está disciplina já passou diferentes influências e que a formação dos docentes seguiu o mesmo processo. Ou seja, no decorrer das décadas e no tempo atual a matemática constitui um papel muito importante para a sociedade.