cada dia as escolas se deparam com o grande número de alunos desmotivados a aprender e ter sucesso pessoal e profissional, com isso, o índice de reprovação e evasão é bastante vasto, por outro lado o diagnóstico da problemática da desmotivação e a resolução dos possíveis problemas trás para escola alunos mais motivados e interessados em aprender. Contudo o presente trabalho buscou aprofundar as questões da importância da motivação aos alunos da escola E. E. F. M. José Gomes Alves, localizada na cidade de Patos–PB. Os procedimentos adotados foi uso de questionário de natureza quantitativo e qualitativo, perguntas de caráter objetivo e de fácil interpretação, foram analisados alunos do sétimo ao nono ano totalizando 67 alunos das três séries estudadas. Todos eles responderam um questionário falando sobre: Aluno e a escola, matéria que mais gosta, se gostam de estudar ou não, perspectivas futuras, motivos de gostarem ou não da matéria. Diante de tudo que foi analisado os alunos gostam de estudar, tem motivação pelas matérias de Educação física e ciências respectivamente, pois acreditam que o professor explica bem, não se sentem motivados pelas matérias de português e matemática, pois para eles a matéria é de difícil entendimento. Mas quando se falam em perspectivas futuras todos almejam ao ingresso numa graduação.