SANTOS, Cirleide Ribeiro Dos et al.. A formação de professores no brasil. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35212>. Acesso em: 05/11/2024 03:17
Reconhecendo a complexidade da prática docente, este artigo busca discutir questões relacionadas à formação de professores na contemporaneidade. Sabe-se que o professor desempenha papel fundamental na vida do seu aluno. A decisão sobre a formação desses profissionais causa impactos em todo o projeto educacional da nação. Uma educação de qualidade necessita de formação docente de qualidade. Vive-se tensões nas propostas e concretizações da formação inicial de professores, com padrões culturais formativos arraigados em conflito com o surgimento de novas demandas para o trabalho educacional, que se colocam em função de contextos sociais e culturais diversificados, pelo desenvolvimento de novas formas de comunicação e das tecnologias como seu suporte. Pergunta-se sobre as perspectivas concretas na formação de docentes, sobre sua relação com as necessidades sociais e educacionais das novas gerações, sua relação com perspectivas político-filosóficas quanto ao papel da educação escolar. Dilemas aparecem: formar professores para quê? Para quem e onde? Como? Qual o cenário hoje dessa formação, qual cenário deveríamos considerar? Há ainda um longo percurso para que o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores aconteça de maneira satisfatória, visto que a melhoria na qualidade da formação dos professores e da educação de forma geral transpõe as políticas públicas e oferecimento de programas de formação. É necessário, também, que o professor seja valorizado socialmente e que as condições financeiras, estruturais e pedagógicas da escola sejam melhoradas. A educação deve ser vista com algo relevante para a nação. Os gestores e a população devem estar cientes que educação pública de qualidade é um direito garantido pela Constituição Federal. Assim, esse artigo objetiva refletir sobre a formação de professores no contexto das políticas públicas implementadas no Brasil, bem como as transformações paradigmáticas que vem ocorrendo.