MACEDO, Kleber De Oliveira. A feira de ciências como estratégia de ensino. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35200>. Acesso em: 05/11/2024 07:55
A partir dos anos 60, as Feiras de Ciências, também chamadas de mostras, começaram a se tornar mais populares nas escolas brasileiras, propiciando uma maior divulgação científica e motivação e preparação dos jovens na iniciação científica, através de inúmeras atividades práticas. A feira de ciências é um recurso de suma importância na escola, e é por meio dela que se busca a divulgação dos conhecimentos científicos para a comunidade escolar. Através de diálogos com professores da área de ciências da natureza e da observação dos alunos, percebeu-se a necessidade de criar projetos que motivassem os alunos pelo gosto a aprender ciências. Surgiu assim a ideia de trabalhar essa motivação através da feira de ciências, buscando a interdisciplinaridade tanto das disciplinas, da área citada, entre si, como também destas com outras. Desta forma, esse trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da feira de ciências como estratégia de ensino, bem como seu favorecimento para o desenvolvimento da motivação e dedicação dos alunos pela ciência. A metodologia consistiu no planejamento e execução da feira de ciências em todas as turmas do Ensino Médio, turnos matutino, vespertino e noturno da Unidade Escolar Letícia Macedo, em Anísio de Abreu - PI, no final do segundo semestre letivo de 2014. Os professores das disciplinas da área de ciências da natureza se reuniram para planejar a forma de desenvolvimento da feira de ciências. Sendo que foram selecionados vários temas, como eletromagnetismo, termodinâmica, citologia, entre outros e distribuídos de acordo com a série e disciplina. Sendo que foi determinada uma data para a culminância do projeto, onde todos os grupos de alunos apresentaram o trabalho à comunidade. A feira de ciências permitiu que os alunos utilizassem sua criatividade para desenvolver os experimentos, promovendo o prazer pelo conhecimento científico e pelas disciplinas das ciências da natureza, bem como a habilidade de trabalhar com tais técnicas. Cada aluno se mostrava satisfeito com o resultado obtido com o seu desempenho no projeto. Por fim, a feira de ciências é uma excelente ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Sendo um recurso que deve ser ainda mais utilizado na prática pedagógica, já que além de promover a motivação dos alunos, ainda propicia um meio científico lúdico e didático, que também atrai a comunidade para a escola.