Objetivando entender a sistematização do processo educativo na educação profissional na modalidade da educação a distância, derivando da intenção que uma aprendizagem significativa define e resulta em uma aprendizagem permanente e que, os cursos subsequentes Ead proporcionam uma aprendizagem efetiva, desde que derivando-se de um posicionamento com suas bases teóricas efetivas. Tendo como o processo pedagógico e também a sua formação técnica e humanística. Aponta-se a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, Plano Nacional de Educação e teóricos que estudam o tema, como alicerces de fundamentação do processo educativo. Destaca-se a Associação Brasileira de Educação à Distância que apresenta dados quantitativos de como essa modalidade cresceu e tomou forma nos últimos anos no país. Podendo perceber que a modalidade de educação a distância está cada dia inserida na sociedade moderna, expressando-se como novo meio de obtenção de conhecimentos e saberes, respondendo a solicitações educacionais resultante das transformações da nova ordem da economia e do mercado mundial. A pesquisa foi realizada no Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com dissertações e artigos que abordavam sobre educação a distância e oferta subsequente e além disso textos que foram estudados na disciplina sociedade, trabalho e educação. Levando a refletir diante da oferta da educação a distância como processo educativo limitado ou uma educação reflexiva, diante das novas demandas e perspectivas do mundo do trabalho. Rompendo com as distâncias e espaços temporais e viabilizando recursos e múltiplas interferências, conexões e trajetórias de estudo e aprendizagem.