Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EJA EM MINHA VIDA: ESTUDO DAS POTENCIALIDADES EM APRENDER QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, QUÍMICA Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35164
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 591
    "inscrito_id" => 4278
    "titulo" => "A EJA EM MINHA VIDA: ESTUDO DAS POTENCIALIDADES EM APRENDER QUÍMICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por temática: “A EJA em minha vida: estudo das potencialidades em aprender Química". Reflete as potencialidades e os desafios que os alunos que estudam na modalidade Educação de Jovens e Adultos enfrentam no dia a dia da sala de aula, com ênfase para a aprendizagem na disciplina Química. O recorte espaço-temporal foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Caxias. O trabalho foi desenvolvido a partir do estudo do estado-de-arte do assunto, seguido de pesquisa de campo, tendo como locus os alunos da modalidade EJA do Curso Técnico em Vendas Integrado ao Ensino Médio. Como técnicas procedimentais para a construção e coleta de dados foi elaborado um questionário contendo seis questões objetivas no qual buscou-se conhecer os interlocutores deste estudo, iniciando com dados de identificação pessoal, seguida de questões específicas sobre o objeto de estudo. Através dos resultados foi possível verificar que a maioria dos alunos encontram dificuldades em aprender Química, e estas dificuldades estão relacionadas a uma série de fatores, como por exemplo, conciliar estudo e trabalho, assim como também acompanhar a metodologia de ensino do professor-regente. Mediante esta pesquisa pode-se constatar o papel fundamental do professor no processo de aprendizagem do aluno, e como sugestões didático-metodológicas seria eficaz a utilização de atividades práticas a partir de materiais alternativos em sala de aula, com a finalidade de dinamizar as aulas e, consequentemente, facilitar a apreensão dos conteúdos de Química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID4278_28082017223344.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZI SILVA RAMALHO"
    "autor_nome_curto" => "SUZY RAMALHO"
    "autor_email" => "suzy201418@outlook.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35164
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 591
    "inscrito_id" => 4278
    "titulo" => "A EJA EM MINHA VIDA: ESTUDO DAS POTENCIALIDADES EM APRENDER QUÍMICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por temática: “A EJA em minha vida: estudo das potencialidades em aprender Química". Reflete as potencialidades e os desafios que os alunos que estudam na modalidade Educação de Jovens e Adultos enfrentam no dia a dia da sala de aula, com ênfase para a aprendizagem na disciplina Química. O recorte espaço-temporal foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Caxias. O trabalho foi desenvolvido a partir do estudo do estado-de-arte do assunto, seguido de pesquisa de campo, tendo como locus os alunos da modalidade EJA do Curso Técnico em Vendas Integrado ao Ensino Médio. Como técnicas procedimentais para a construção e coleta de dados foi elaborado um questionário contendo seis questões objetivas no qual buscou-se conhecer os interlocutores deste estudo, iniciando com dados de identificação pessoal, seguida de questões específicas sobre o objeto de estudo. Através dos resultados foi possível verificar que a maioria dos alunos encontram dificuldades em aprender Química, e estas dificuldades estão relacionadas a uma série de fatores, como por exemplo, conciliar estudo e trabalho, assim como também acompanhar a metodologia de ensino do professor-regente. Mediante esta pesquisa pode-se constatar o papel fundamental do professor no processo de aprendizagem do aluno, e como sugestões didático-metodológicas seria eficaz a utilização de atividades práticas a partir de materiais alternativos em sala de aula, com a finalidade de dinamizar as aulas e, consequentemente, facilitar a apreensão dos conteúdos de Química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID4278_28082017223344.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZI SILVA RAMALHO"
    "autor_nome_curto" => "SUZY RAMALHO"
    "autor_email" => "suzy201418@outlook.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem por temática: “A EJA em minha vida: estudo das potencialidades em aprender Química". Reflete as potencialidades e os desafios que os alunos que estudam na modalidade Educação de Jovens e Adultos enfrentam no dia a dia da sala de aula, com ênfase para a aprendizagem na disciplina Química. O recorte espaço-temporal foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Caxias. O trabalho foi desenvolvido a partir do estudo do estado-de-arte do assunto, seguido de pesquisa de campo, tendo como locus os alunos da modalidade EJA do Curso Técnico em Vendas Integrado ao Ensino Médio. Como técnicas procedimentais para a construção e coleta de dados foi elaborado um questionário contendo seis questões objetivas no qual buscou-se conhecer os interlocutores deste estudo, iniciando com dados de identificação pessoal, seguida de questões específicas sobre o objeto de estudo. Através dos resultados foi possível verificar que a maioria dos alunos encontram dificuldades em aprender Química, e estas dificuldades estão relacionadas a uma série de fatores, como por exemplo, conciliar estudo e trabalho, assim como também acompanhar a metodologia de ensino do professor-regente. Mediante esta pesquisa pode-se constatar o papel fundamental do professor no processo de aprendizagem do aluno, e como sugestões didático-metodológicas seria eficaz a utilização de atividades práticas a partir de materiais alternativos em sala de aula, com a finalidade de dinamizar as aulas e, consequentemente, facilitar a apreensão dos conteúdos de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.