Este trabalho tem por temática: “A EJA em minha vida: estudo das potencialidades em aprender Química". Reflete as potencialidades e os desafios que os alunos que estudam na modalidade Educação de Jovens e Adultos enfrentam no dia a dia da sala de aula, com ênfase para a aprendizagem na disciplina Química. O recorte espaço-temporal foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Caxias. O trabalho foi desenvolvido a partir do estudo do estado-de-arte do assunto, seguido de pesquisa de campo, tendo como locus os alunos da modalidade EJA do Curso Técnico em Vendas Integrado ao Ensino Médio. Como técnicas procedimentais para a construção e coleta de dados foi elaborado um questionário contendo seis questões objetivas no qual buscou-se conhecer os interlocutores deste estudo, iniciando com dados de identificação pessoal, seguida de questões específicas sobre o objeto de estudo. Através dos resultados foi possível verificar que a maioria dos alunos encontram dificuldades em aprender Química, e estas dificuldades estão relacionadas a uma série de fatores, como por exemplo, conciliar estudo e trabalho, assim como também acompanhar a metodologia de ensino do professor-regente. Mediante esta pesquisa pode-se constatar o papel fundamental do professor no processo de aprendizagem do aluno, e como sugestões didático-metodológicas seria eficaz a utilização de atividades práticas a partir de materiais alternativos em sala de aula, com a finalidade de dinamizar as aulas e, consequentemente, facilitar a apreensão dos conteúdos de Química.