A EJA EM MINHA VIDA: ESTUDO DAS POTENCIALIDADES EM APRENDER QUÍMICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35164 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 591 "inscrito_id" => 4278 "titulo" => "A EJA EM MINHA VIDA: ESTUDO DAS POTENCIALIDADES EM APRENDER QUÍMICA" "resumo" => "Este trabalho tem por temática: “A EJA em minha vida: estudo das potencialidades em aprender Química". Reflete as potencialidades e os desafios que os alunos que estudam na modalidade Educação de Jovens e Adultos enfrentam no dia a dia da sala de aula, com ênfase para a aprendizagem na disciplina Química. O recorte espaço-temporal foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Caxias. O trabalho foi desenvolvido a partir do estudo do estado-de-arte do assunto, seguido de pesquisa de campo, tendo como locus os alunos da modalidade EJA do Curso Técnico em Vendas Integrado ao Ensino Médio. Como técnicas procedimentais para a construção e coleta de dados foi elaborado um questionário contendo seis questões objetivas no qual buscou-se conhecer os interlocutores deste estudo, iniciando com dados de identificação pessoal, seguida de questões específicas sobre o objeto de estudo. Através dos resultados foi possível verificar que a maioria dos alunos encontram dificuldades em aprender Química, e estas dificuldades estão relacionadas a uma série de fatores, como por exemplo, conciliar estudo e trabalho, assim como também acompanhar a metodologia de ensino do professor-regente. Mediante esta pesquisa pode-se constatar o papel fundamental do professor no processo de aprendizagem do aluno, e como sugestões didático-metodológicas seria eficaz a utilização de atividades práticas a partir de materiais alternativos em sala de aula, com a finalidade de dinamizar as aulas e, consequentemente, facilitar a apreensão dos conteúdos de Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID4278_28082017223344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZI SILVA RAMALHO" "autor_nome_curto" => "SUZY RAMALHO" "autor_email" => "suzy201418@outlook.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35164 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 591 "inscrito_id" => 4278 "titulo" => "A EJA EM MINHA VIDA: ESTUDO DAS POTENCIALIDADES EM APRENDER QUÍMICA" "resumo" => "Este trabalho tem por temática: “A EJA em minha vida: estudo das potencialidades em aprender Química". Reflete as potencialidades e os desafios que os alunos que estudam na modalidade Educação de Jovens e Adultos enfrentam no dia a dia da sala de aula, com ênfase para a aprendizagem na disciplina Química. O recorte espaço-temporal foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Caxias. O trabalho foi desenvolvido a partir do estudo do estado-de-arte do assunto, seguido de pesquisa de campo, tendo como locus os alunos da modalidade EJA do Curso Técnico em Vendas Integrado ao Ensino Médio. Como técnicas procedimentais para a construção e coleta de dados foi elaborado um questionário contendo seis questões objetivas no qual buscou-se conhecer os interlocutores deste estudo, iniciando com dados de identificação pessoal, seguida de questões específicas sobre o objeto de estudo. Através dos resultados foi possível verificar que a maioria dos alunos encontram dificuldades em aprender Química, e estas dificuldades estão relacionadas a uma série de fatores, como por exemplo, conciliar estudo e trabalho, assim como também acompanhar a metodologia de ensino do professor-regente. Mediante esta pesquisa pode-se constatar o papel fundamental do professor no processo de aprendizagem do aluno, e como sugestões didático-metodológicas seria eficaz a utilização de atividades práticas a partir de materiais alternativos em sala de aula, com a finalidade de dinamizar as aulas e, consequentemente, facilitar a apreensão dos conteúdos de Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID4278_28082017223344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZI SILVA RAMALHO" "autor_nome_curto" => "SUZY RAMALHO" "autor_email" => "suzy201418@outlook.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }