Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS

Palavra-chaves: O COTIDIANO DA SALA DE AULA, ENSINO DE CIÊNCIAS, METODOLOGIAS E PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35474
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4554
    "inscrito_id" => 1400
    "titulo" => "A METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A educação básica vem sendo fundamentada na preparação para o exercício da cidadania, cabendo à escola formar os cidadãos em conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, formas de pensar e atuar na sociedade por meio de uma aprendizagem que seja significativa. Mas, na realidade, isto na prática vem acontecendo. Na realidade, apesar de propostas renovadoras em relação aos conteúdos e métodos para o ensino da disciplina de ciências para que estes objetivos sejam alcançados, ainda estamos distantes de atingirmos o cidadão preparado para exercer seu papel e também termos uma aprendizagem significativa. Não podemos generalizar, pois sabemos que pontualmente, temos resultados, mas é pouco ao compararmos com o número de pessoas que saem das escolas com esse perfil. Mudar este aspecto, portando, não é algo que se possa fazer unicamente a partir de novas teorias, ainda que exija, sim, uma nova caracterização do ensino de Ciências Naturais na formação de novos pesquisadores. Para discutirmos o que está acontecendo hoje na sala de aula e quais as propostas e orientações que estão em evidências, o presente artigo visa relatar algumas situações recorrentes em sala de aula questões corriqueiras que estão sendo vivenciadas em relação ao ensino de Ciências Naturais na escola. Quando começamos a refletir, percebemos que a aprendizagem depende de como o ensino é realizado e o desafio de conduzir o aluno na construção do seu próprio conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "O COTIDIANO DA SALA DE AULA, ENSINO DE CIÊNCIAS, METODOLOGIAS E PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1400_16102017224528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AIRTON DOS SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AIRTON SANTOS"
    "autor_email" => "ayrton.gowdhem@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35474
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4554
    "inscrito_id" => 1400
    "titulo" => "A METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A educação básica vem sendo fundamentada na preparação para o exercício da cidadania, cabendo à escola formar os cidadãos em conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, formas de pensar e atuar na sociedade por meio de uma aprendizagem que seja significativa. Mas, na realidade, isto na prática vem acontecendo. Na realidade, apesar de propostas renovadoras em relação aos conteúdos e métodos para o ensino da disciplina de ciências para que estes objetivos sejam alcançados, ainda estamos distantes de atingirmos o cidadão preparado para exercer seu papel e também termos uma aprendizagem significativa. Não podemos generalizar, pois sabemos que pontualmente, temos resultados, mas é pouco ao compararmos com o número de pessoas que saem das escolas com esse perfil. Mudar este aspecto, portando, não é algo que se possa fazer unicamente a partir de novas teorias, ainda que exija, sim, uma nova caracterização do ensino de Ciências Naturais na formação de novos pesquisadores. Para discutirmos o que está acontecendo hoje na sala de aula e quais as propostas e orientações que estão em evidências, o presente artigo visa relatar algumas situações recorrentes em sala de aula questões corriqueiras que estão sendo vivenciadas em relação ao ensino de Ciências Naturais na escola. Quando começamos a refletir, percebemos que a aprendizagem depende de como o ensino é realizado e o desafio de conduzir o aluno na construção do seu próprio conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "O COTIDIANO DA SALA DE AULA, ENSINO DE CIÊNCIAS, METODOLOGIAS E PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1400_16102017224528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AIRTON DOS SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AIRTON SANTOS"
    "autor_email" => "ayrton.gowdhem@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A educação básica vem sendo fundamentada na preparação para o exercício da cidadania, cabendo à escola formar os cidadãos em conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, formas de pensar e atuar na sociedade por meio de uma aprendizagem que seja significativa. Mas, na realidade, isto na prática vem acontecendo. Na realidade, apesar de propostas renovadoras em relação aos conteúdos e métodos para o ensino da disciplina de ciências para que estes objetivos sejam alcançados, ainda estamos distantes de atingirmos o cidadão preparado para exercer seu papel e também termos uma aprendizagem significativa. Não podemos generalizar, pois sabemos que pontualmente, temos resultados, mas é pouco ao compararmos com o número de pessoas que saem das escolas com esse perfil. Mudar este aspecto, portando, não é algo que se possa fazer unicamente a partir de novas teorias, ainda que exija, sim, uma nova caracterização do ensino de Ciências Naturais na formação de novos pesquisadores. Para discutirmos o que está acontecendo hoje na sala de aula e quais as propostas e orientações que estão em evidências, o presente artigo visa relatar algumas situações recorrentes em sala de aula questões corriqueiras que estão sendo vivenciadas em relação ao ensino de Ciências Naturais na escola. Quando começamos a refletir, percebemos que a aprendizagem depende de como o ensino é realizado e o desafio de conduzir o aluno na construção do seu próprio conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.