A METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35474 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4554 "inscrito_id" => 1400 "titulo" => "A METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS" "resumo" => "A educação básica vem sendo fundamentada na preparação para o exercício da cidadania, cabendo à escola formar os cidadãos em conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, formas de pensar e atuar na sociedade por meio de uma aprendizagem que seja significativa. Mas, na realidade, isto na prática vem acontecendo. Na realidade, apesar de propostas renovadoras em relação aos conteúdos e métodos para o ensino da disciplina de ciências para que estes objetivos sejam alcançados, ainda estamos distantes de atingirmos o cidadão preparado para exercer seu papel e também termos uma aprendizagem significativa. Não podemos generalizar, pois sabemos que pontualmente, temos resultados, mas é pouco ao compararmos com o número de pessoas que saem das escolas com esse perfil. Mudar este aspecto, portando, não é algo que se possa fazer unicamente a partir de novas teorias, ainda que exija, sim, uma nova caracterização do ensino de Ciências Naturais na formação de novos pesquisadores. Para discutirmos o que está acontecendo hoje na sala de aula e quais as propostas e orientações que estão em evidências, o presente artigo visa relatar algumas situações recorrentes em sala de aula questões corriqueiras que estão sendo vivenciadas em relação ao ensino de Ciências Naturais na escola. Quando começamos a refletir, percebemos que a aprendizagem depende de como o ensino é realizado e o desafio de conduzir o aluno na construção do seu próprio conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "O COTIDIANO DA SALA DE AULA, ENSINO DE CIÊNCIAS, METODOLOGIAS E PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1400_16102017224528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AIRTON DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "AIRTON SANTOS" "autor_email" => "ayrton.gowdhem@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35474 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4554 "inscrito_id" => 1400 "titulo" => "A METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS" "resumo" => "A educação básica vem sendo fundamentada na preparação para o exercício da cidadania, cabendo à escola formar os cidadãos em conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, formas de pensar e atuar na sociedade por meio de uma aprendizagem que seja significativa. Mas, na realidade, isto na prática vem acontecendo. Na realidade, apesar de propostas renovadoras em relação aos conteúdos e métodos para o ensino da disciplina de ciências para que estes objetivos sejam alcançados, ainda estamos distantes de atingirmos o cidadão preparado para exercer seu papel e também termos uma aprendizagem significativa. Não podemos generalizar, pois sabemos que pontualmente, temos resultados, mas é pouco ao compararmos com o número de pessoas que saem das escolas com esse perfil. Mudar este aspecto, portando, não é algo que se possa fazer unicamente a partir de novas teorias, ainda que exija, sim, uma nova caracterização do ensino de Ciências Naturais na formação de novos pesquisadores. Para discutirmos o que está acontecendo hoje na sala de aula e quais as propostas e orientações que estão em evidências, o presente artigo visa relatar algumas situações recorrentes em sala de aula questões corriqueiras que estão sendo vivenciadas em relação ao ensino de Ciências Naturais na escola. Quando começamos a refletir, percebemos que a aprendizagem depende de como o ensino é realizado e o desafio de conduzir o aluno na construção do seu próprio conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "O COTIDIANO DA SALA DE AULA, ENSINO DE CIÊNCIAS, METODOLOGIAS E PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1400_16102017224528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AIRTON DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "AIRTON SANTOS" "autor_email" => "ayrton.gowdhem@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }