Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, INTERVENÇÃO, PSICOPEDAGOGIA Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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Uma avaliação psicopedagógica se desenvolve em conjunto e engloba todos os envolvidos neste processo: sujeito, família e escola. Todo o indivíduo tem a sua modalidade de aprendizagem, ou seja, meios, condições e limites para conhecer. Partindo disto, o psicopedagogo possibilita a intervenção visando à solução dos problemas de aprendizagem tendo como enfoque o aprendente ou a unidade escolar no ensino público ou privado. Em revisão a literatura, percebe-se uma lacuna em relação a estudos de casos que abordem os processos de avaliação ou intervenção psicopedagógica, pois são poucos os estudos encontrados. Diante do exposto o presente estudo tem como objetivo realizar uma intervenção após reavaliar as dificuldades de aprendizagem apresentadas por uma criança de oito anos que se encontra em atendimento psicopedagógico na clínica-escola da UFPB. A pessoa em atendimento psicopedagógico tem oito anos e está no 2o ano do ensino Fundamental I, com a demanda de dificuldade de aprendizagem escolar, baixo rendimento e suspeita do Transtorno do Espectro Autista por parte da escola. Não possui laudos e não faz acompanhamento com outros profissionais. Começou a ser atendido na clínica-escola de \r\nA avaliação psicopedagógica é uma ferramenta para tomar decisões que melhorem a resposta educacional do sujeito, como também promover mudanças no contexto escol psicopedagogia no período de 2016.2, onde foi iniciado o processo de avaliação. A criança estuda na Escola de Educação Básica da UFPB - EEBAS, no turno da manhã. O processo de avaliação precisou ser retomado no período 2017.2 para complementar a investigação iniciada no período anterior. Sendo iniciado em julho e conta com nove sessões, com cinquenta minutos cada, sendo que uma foi visita a escola para ser feita a observação da criança em sala e outras áreas. Foram aplicados alguns testes afim de identificar as principais limitações que o impedem de obter êxito no processo de leitura e escrita, dentre esses: anamnese, rapport, prova de aritmética, prova de consciência fonológica por escolha de figuras, prova de escrita sob ditado, visita a escola e prova de avaliação dos processos de leitura (PROLEC). Após conluir o processo de avaliação será montado um novo plano onde serão elaboradas atividades de intervenção para trabalhar as áreas de dificuldades identificadas nos atendimentos. \r\npsicopedagogia no período de 2016.2, onde foi iniciado o processo de avaliação. A criança estuda na Escola de Educação Básica da UFPB - EEBAS, no turno da manhã Portanto, ficou evidente que a criança apresenta dificuldades de leitura, principalmente de interpretação e escrita. O estudo ainda não apresenta conclusões acerca do processo de intevenção, pois esse encontra-se em fase de planejamento para melhor adequar-se as necessidades do sujeito.Portanto, ficou evidente que a criança apresenta dificuldades de leitura, principalmente de interpretação e escrita. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A avaliação psicopedagógica é uma ferramenta para tomar decisões que melhorem a resposta educacional do sujeito, como também promover mudanças no contexto escolar e familiar. Desse modo, ela deve nos permitir dispor de informações relevantes quanto às capacidades e habilidades do sujeito e não apenas suas dificuldades, pois estando vinculada a função de orientação, irá se ajustar respeitando ritmos e momentos. Uma avaliação psicopedagógica se desenvolve em conjunto e engloba todos os envolvidos neste processo: sujeito, família e escola. Todo o indivíduo tem a sua modalidade de aprendizagem, ou seja, meios, condições e limites para conhecer. Partindo disto, o psicopedagogo possibilita a intervenção visando à solução dos problemas de aprendizagem tendo como enfoque o aprendente ou a unidade escolar no ensino público ou privado. Em revisão a literatura, percebe-se uma lacuna em relação a estudos de casos que abordem os processos de avaliação ou intervenção psicopedagógica, pois são poucos os estudos encontrados. Diante do exposto o presente estudo tem como objetivo realizar uma intervenção após reavaliar as dificuldades de aprendizagem apresentadas por uma criança de oito anos que se encontra em atendimento psicopedagógico na clínica-escola da UFPB. A pessoa em atendimento psicopedagógico tem oito anos e está no 2o ano do ensino Fundamental I, com a demanda de dificuldade de aprendizagem escolar, baixo rendimento e suspeita do Transtorno do Espectro Autista por parte da escola. Não possui laudos e não faz acompanhamento com outros profissionais. Começou a ser atendido na clínica-escola de psicopedagogia no período de 2016.2, onde foi iniciado o processo de avaliação. A criança estuda na Escola de Educação Básica da UFPB - EEBAS, no turno da manhã. O processo de avaliação precisou ser retomado no período 2017.2 para complementar a investigação iniciada no período anterior. Sendo iniciado em julho e conta com nove sessões, com cinquenta minutos cada, sendo que uma foi visita a escola para ser feita a observação da criança em sala e outras áreas. Foram aplicados alguns testes afim de identificar as principais limitações que o impedem de obter êxito no processo de leitura e escrita, dentre esses: anamnese, rapport, prova de aritmética, prova de consciência fonológica por escolha de figuras, prova de escrita sob ditado, visita a escola e prova de avaliação dos processos de leitura (PROLEC). Após conluir o processo de avaliação será montado um novo plano onde serão elaboradas atividades de intervenção para trabalhar as áreas de dificuldades identificadas nos atendimentos. Portanto, ficou evidente que a criança apresenta dificuldades de leitura, principalmente de interpretação e escrita. O estudo ainda não apresenta conclusões acerca do processo de intevenção, pois esse encontra-se em fase de planejamento para melhor adequar-se as necessidades do sujeito.

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