Este trabalho foi realizado como uma ação do projeto de extensão: A História da Matemática como um recurso metodológico. Este projeto foi desenvolvido por alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras, com a coordenação da Professora Rosinângela Cavalcanti da Silva. Tendo como objetivo, verificar como a História da Matemática está sendo apresentada nos livros didáticos e qual o nível de contribuição dos (as) professores (as) para que ela venha a ser utilizada como uma ferramenta de apoio metodológico em sala de aula. O levantamento de dados foi dividido em duas etapas, a primeira etapa, foi realizada uma pesquisa com os professores de Matemática de Escolas Estaduais da Rede pública de Ensino da cidade de Cajazeiras acerca da utilização da História nas aulas de Matemática. Na segunda etapa foi realizada uma análise em três coleções diferentes de livros de Matemática do 6º e 7º ano, para verificar como a mesma está sendo apesentada nos livros didáticos. Os resultados apontam para um certo desinteresse e acomodação em relação a utilização da História da Matemática como um recurso metodológico em sala de aula, tanto por parte dos professores quanto dos autores dos livros didáticos que, não atribuem um destaque necessário a este estudo nas introduções dos conteúdos ou no decorrer dos capítulos. Ao fazer este levantamento e analise crítica, percebe-se que a História da Matemática é pouco apresentada tanto nos livros, quanto em sala de aula, daí nota-se a necessidade de um pouco mais de empenho por parte dos professores em trazer a História da Matemática para as suas aulas no intuito de despertar o interesse e a curiosidades dos educandos, e ao mesmo tempo diversificando e tornando as aulas mais atrativas e menos monótonas.