Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEATRO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E TEATRO CIENTÍFICO: UM MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

Palavra-chaves: MAPEAMENTO, TEATRO CIENTÍFICO, ENSINO DE CIÊNCIAS, TEATRO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38652
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1916
    "inscrito_id" => 3413
    "titulo" => "TEATRO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E TEATRO CIENTÍFICO: UM MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um mapeamento bibliográfico a respeito do uso o teatro do ensino de ciências e, mais especificamente, o uso do termo “teatro científico”. O objeto de pesquisa principal são dissertações em um período de dez anos, no qual se buscou conhecer como tem ocorrido essas abordagens no âmbito da educação. Também se atentou em analisar os artigos citados nestas dissertações tomando como base a mesma temática e suas abordagens. Este trabalho tem o intuito de qualificar a presença do teatro e ensino de ciências nas dissertações e artigos. Ao fim da avaliação, percebeu-se que ainda é escasso o número de dissertações que abordem este tema no ensino de ciências. Porém, as abordagens que encontramos bem como os artigos aqui citados, são suficientemente sólidos ao ponto de afirmar que essas abordagens têm crescido cada vez mais, e que o uso destas seja como ferramenta de ensino ou de divulgação da ciência tem sido de grande valia para a formação do aluno tanto profissional quanto social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MAPEAMENTO, TEATRO CIENTÍFICO, ENSINO DE CIÊNCIAS, TEATRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3413_11092017145953.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEANA DA SILVA BEZERRA "
    "autor_nome_curto" => "ROSEANA SILVA"
    "autor_email" => "rosydasylva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38652
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1916
    "inscrito_id" => 3413
    "titulo" => "TEATRO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E TEATRO CIENTÍFICO: UM MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um mapeamento bibliográfico a respeito do uso o teatro do ensino de ciências e, mais especificamente, o uso do termo “teatro científico”. O objeto de pesquisa principal são dissertações em um período de dez anos, no qual se buscou conhecer como tem ocorrido essas abordagens no âmbito da educação. Também se atentou em analisar os artigos citados nestas dissertações tomando como base a mesma temática e suas abordagens. Este trabalho tem o intuito de qualificar a presença do teatro e ensino de ciências nas dissertações e artigos. Ao fim da avaliação, percebeu-se que ainda é escasso o número de dissertações que abordem este tema no ensino de ciências. Porém, as abordagens que encontramos bem como os artigos aqui citados, são suficientemente sólidos ao ponto de afirmar que essas abordagens têm crescido cada vez mais, e que o uso destas seja como ferramenta de ensino ou de divulgação da ciência tem sido de grande valia para a formação do aluno tanto profissional quanto social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MAPEAMENTO, TEATRO CIENTÍFICO, ENSINO DE CIÊNCIAS, TEATRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3413_11092017145953.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEANA DA SILVA BEZERRA "
    "autor_nome_curto" => "ROSEANA SILVA"
    "autor_email" => "rosydasylva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho apresenta um mapeamento bibliográfico a respeito do uso o teatro do ensino de ciências e, mais especificamente, o uso do termo “teatro científico”. O objeto de pesquisa principal são dissertações em um período de dez anos, no qual se buscou conhecer como tem ocorrido essas abordagens no âmbito da educação. Também se atentou em analisar os artigos citados nestas dissertações tomando como base a mesma temática e suas abordagens. Este trabalho tem o intuito de qualificar a presença do teatro e ensino de ciências nas dissertações e artigos. Ao fim da avaliação, percebeu-se que ainda é escasso o número de dissertações que abordem este tema no ensino de ciências. Porém, as abordagens que encontramos bem como os artigos aqui citados, são suficientemente sólidos ao ponto de afirmar que essas abordagens têm crescido cada vez mais, e que o uso destas seja como ferramenta de ensino ou de divulgação da ciência tem sido de grande valia para a formação do aluno tanto profissional quanto social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.