Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESPONSABILIDADE CIVIL E ÉTICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A responsabilidade civil e a ética profissional durante a formação acadêmica do professor de educação física são temáticas importantes a serem abordadas durante a graduação, pois, através delas o professor adquire conhecimentos sobre seus direitos, deveres e suas responsabilidades para sua futura prática docente. Em vista disso, surge a necessidade de inserir noções legislativas concernentes à responsabilidade civil e ética do profissional durante sua formação inicial, pois seu desconhecimento não os isentam de futuras demandas judiciais de eventos que derem causa. Assim, entendendo que tais conhecimentos na área de Educação Física são fundamentais para que o exercício da profissão seja realizado de forma segura e ética, este trabalho teve como objeto analisar o Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das Licenciaturas presencias em Educação Física das Instituições de Ensino Superior da Paraíba quanto à Responsabilidade Civil e Ética dos professores dessa disciplina. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e documental, baseada em livros, artigos científicos e legislação vigente. O estado da Paraíba possui 5 Instituições de Ensino superior que dispõe de Licenciatura em Educação Física na modalidade presencial, sendo 2 particulares e 3 públicas (2 federais e 1 estadual). Como o PPC é um documento oficial da Universidade, e serve como orientação para formação dos programas das disciplinas e seleção de conteúdo por parte dos professores, ele foi a base de dados deste trabalho. Inicialmente, buscou-se nos sites das Universidades. Diante da ausência deste documento na internet, procurou-se as coordenações dos cursos para saber de sua disponibilidade. Devido à recusa de uma Instituição, a pesquisa foi realizada utilizando as informações de 4 Instituições de Ensino Superior. Verificou-se que nenhum Instituição pesquisada possuía conteúdos relacionados com a responsabilidade civil em sua grade curricular, e quanto à ética, das 4 instituições, apenas duas a tinham como disciplina obrigatória, enquanto que as outras duas instituições apenas abrangiam a ética de forma dispersa em outras disciplinas. Conclui-se assim, que apesar da importância destes temas na formação inicial do professor de educação física, suas abordagens são bastante escassas o que prejudica a futura ação docente dos graduandos, pois a partir do momento que ingressam no mercado de trabalho, responderão civilmente sobre seus atos. Com isso, percebe-se a necessidade que estes temas sejam inseridos na formação inicial com a finalidade de oferecer condições para o professor de educação física atuar com conhecimento sobre seus direitos e responsabilidades, e assim, atuar com segurança, evitando episódios que ensejam indenização.

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