Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA: O AUXILIO DIDÁTICO DO SOFTWARE CABRI-GÉOMÈTRE

Palavra-chaves: Cabri-géomètre, Software Educativo, Educação, Tecnologia Comunicação Oral 35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 66
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 1791
    "titulo" => "NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA: O AUXILIO DIDÁTICO DO SOFTWARE CABRI-GÉOMÈTRE"
    "resumo" => "A pesquisa em questão trata da influência do computador no ensino da matemática, dando especial ênfase ao uso do software Cabri-Géomètre. Teve-se como objetivo maior identificar as possíveis contribuições do referido software no processo de ensino e aprendizagem da geometria em uma escola pública estadual de ensino médio. Para dar suporte a análise a cerca da temática, aplicou-se um questionário, com perguntas relativas ao ensino e aprendizagem mediado por recursos computacionais. Analisando os dados coletados como a participação em cursos sobre o uso pedagógico do computador e a utilização dos recursos computacionais nas aulas de matemática; percebeu-se que o ensino da geometria no ensino médio ainda é muito deficiente. Entre os fatores que influenciam este fato, podemos destacar a formação do professor, ou seja, não obtiveram uma formação capaz de articular a prática da informática educativa com as aulas ministradas. O Cabri-Géomètre é um instrumento didático valioso na formação de indivíduos mais autônomos, criativos e questionadores, pelo fato de proporcionar ao estudante a oportunidade de fazer conjecturas, testar suas convicções, melhorar sua visualização plana e espacial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "Cabri-géomètre, Software educativo, Educação, Tecnologia"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "53d7dab904fec88838a3ea0be8a39613_1791.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ELIONEIDE ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIONEIDE"
    "autor_email" => "elioneidealves@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 66
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 1791
    "titulo" => "NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA: O AUXILIO DIDÁTICO DO SOFTWARE CABRI-GÉOMÈTRE"
    "resumo" => "A pesquisa em questão trata da influência do computador no ensino da matemática, dando especial ênfase ao uso do software Cabri-Géomètre. Teve-se como objetivo maior identificar as possíveis contribuições do referido software no processo de ensino e aprendizagem da geometria em uma escola pública estadual de ensino médio. Para dar suporte a análise a cerca da temática, aplicou-se um questionário, com perguntas relativas ao ensino e aprendizagem mediado por recursos computacionais. Analisando os dados coletados como a participação em cursos sobre o uso pedagógico do computador e a utilização dos recursos computacionais nas aulas de matemática; percebeu-se que o ensino da geometria no ensino médio ainda é muito deficiente. Entre os fatores que influenciam este fato, podemos destacar a formação do professor, ou seja, não obtiveram uma formação capaz de articular a prática da informática educativa com as aulas ministradas. O Cabri-Géomètre é um instrumento didático valioso na formação de indivíduos mais autônomos, criativos e questionadores, pelo fato de proporcionar ao estudante a oportunidade de fazer conjecturas, testar suas convicções, melhorar sua visualização plana e espacial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "Cabri-géomètre, Software educativo, Educação, Tecnologia"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "53d7dab904fec88838a3ea0be8a39613_1791.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ELIONEIDE ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIONEIDE"
    "autor_email" => "elioneidealves@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

A pesquisa em questão trata da influência do computador no ensino da matemática, dando especial ênfase ao uso do software Cabri-Géomètre. Teve-se como objetivo maior identificar as possíveis contribuições do referido software no processo de ensino e aprendizagem da geometria em uma escola pública estadual de ensino médio. Para dar suporte a análise a cerca da temática, aplicou-se um questionário, com perguntas relativas ao ensino e aprendizagem mediado por recursos computacionais. Analisando os dados coletados como a participação em cursos sobre o uso pedagógico do computador e a utilização dos recursos computacionais nas aulas de matemática; percebeu-se que o ensino da geometria no ensino médio ainda é muito deficiente. Entre os fatores que influenciam este fato, podemos destacar a formação do professor, ou seja, não obtiveram uma formação capaz de articular a prática da informática educativa com as aulas ministradas. O Cabri-Géomètre é um instrumento didático valioso na formação de indivíduos mais autônomos, criativos e questionadores, pelo fato de proporcionar ao estudante a oportunidade de fazer conjecturas, testar suas convicções, melhorar sua visualização plana e espacial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.