O intuito do trabalho é demonstrar a perspectiva filosófica do pensador alemão Herbert Marcuse (1898-1979) a respeito de seu olhar sobre a cultura da sociedade industrial do século XX e de como ela se construiu no decorrer do processo histórico para tentar compreender a atual realidade cultural e educacional. Aqui, o objeto de estudo será o ensaio filosófico, denominado Sobre o caráter afirmativo da cultura publicado em 1937 que nos oferece subsídios filosóficos para discutir não só a cultura, mas a educação. O Ponto importante dessa investigação é perceber como a construção cultural do século XX ainda é um assunto discutível para a realidade do século XXI já que segundo os escritos de Marcuse a realidade social vivida seja qual época for é sempre fruto de todas as transformações sociais ocorridas no século anterior, sendo um processo histórico ativo, portanto como a educação não poderia ser diferente. O trabalho vislumbra extrair das idéias da filosofia marcuseana argumentos para discutir de forma construtiva a educação atual que se encontra em reflexão constante perante as novas transformações sociais ocorridas em 2012 como: a vida do consumo e o uso das novas tecnologias. Dessa forma a filosofia traz subsídios para compreensão dessa realidade e assim propor uma reflexão sobre a cultura e educação na sociedade capitalista.