RESUMOO presente artigo retrata a experiência dos Estágios Supervisionados de Gestão Educacional I e II realizados no segundo ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, tendo a pesquisa como suporte metodológico. Os referidos estágios foram desenvolvidos a partir de 2009, em períodos subseqüentes, no primeiro e no segundo semestre, em escolas da rede pública de Campina Grande-PB e de outros municípios nos quais residem os(as) alunos(as) do curso em questão. O Estágio I configurou-se como sendo de observação e o II de intervenção colaborativa. Antes de ir a campo, houve o embasamento teórico em sala de aula, oferecido pela disciplina de Política e Gestão Educacional I e II. Desse modo, os Estágios permitiram a articulação entre teoria e prática e a reflexão e redimensionamento acerca do trabalho da escola. Com efeito, além de interagir com a dinâmica das instituições de ensino, observando de perto problemas, desafios, políticas implementadas, foi possível acompanhar o trabalho do(a) gestor(a) escolar. As análises contemplaram a organização e a gestão do trabalho na escola pública, sua relação com as políticas educacionais contemporâneas, contextualizando conceitos como descentralização e autonomia, face aos programas e projetos em curso que sinalizam para o ajuste da educação à Reforma do Estado. Palavras-chave: estágio supervisionado, pesquisa, gestão educacional.