Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE GÊNERO NA PSICOLOGIA: UM CAMINHO A SE PERCORRER NA GRADUAÇÃO?

Palavra-chaves: ESTUDOS DE GÊNERO, GRADUAÇÃO, PSICOLOGIA Relato de Experiência (RE) ET29: PRODUÇÃO DE SABERES, GÊNERO E SEXUALIDADE NA UNIVERSIDADE
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30726
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 46
    "inscrito_id" => 163
    "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE GÊNERO NA PSICOLOGIA: UM CAMINHO A SE PERCORRER NA GRADUAÇÃO?"
    "resumo" => "Introdução: O ensino de gênero apresenta pouca notoriedade no percurso histórico da Psicologia,enquanto ciência e profissão. Por isso, se faz necessário estudos que deem visibilidade à importância da temática na formação profissional.  Este trabalho visa expor as considerações de formandas em Psicologia sobre o espaço conferido à temática de gênero no processo da graduação. Metodologia: Relato de experiência realizado por duas graduandas em Psicologia na cidade de Salvador, Bahia. A análise reuniu o contexto acadêmico quanto ao currículo, corpo docente, oferta de atividades extracurriculares e corpo discente. Resultados: Houve indicativos de uma movimentação, sobretudo por parte discente, acerca do debate de gênero na graduação. Mesmo assim, as iniciativas prosseguem concentradas em grupos específicos, sem adesão do coletivo. Considerações Finais: Resquícios históricos estão presentes no ensino da Psicologia, onde conteúdos clássicos se sobressaem em detrimento do conhecimento mais engajado com o compromisso social. Portanto, pôde-se notar que o ensino de gênero segue como um caminho a ser percorrido na graduação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET29: PRODUÇÃO DE SABERES, GÊNERO E SEXUALIDADE NA UNIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "ESTUDOS DE GÊNERO, GRADUAÇÃO, PSICOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD3_SA29_ID163_09062017144934.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA ARAUJO ROSEIRA CANNONE"
    "autor_nome_curto" => "LARA CANNONE"
    "autor_email" => "laracannone13.1@bahiana.e"
    "autor_ies" => "BAHIANA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30726
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 46
    "inscrito_id" => 163
    "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE GÊNERO NA PSICOLOGIA: UM CAMINHO A SE PERCORRER NA GRADUAÇÃO?"
    "resumo" => "Introdução: O ensino de gênero apresenta pouca notoriedade no percurso histórico da Psicologia,enquanto ciência e profissão. Por isso, se faz necessário estudos que deem visibilidade à importância da temática na formação profissional.  Este trabalho visa expor as considerações de formandas em Psicologia sobre o espaço conferido à temática de gênero no processo da graduação. Metodologia: Relato de experiência realizado por duas graduandas em Psicologia na cidade de Salvador, Bahia. A análise reuniu o contexto acadêmico quanto ao currículo, corpo docente, oferta de atividades extracurriculares e corpo discente. Resultados: Houve indicativos de uma movimentação, sobretudo por parte discente, acerca do debate de gênero na graduação. Mesmo assim, as iniciativas prosseguem concentradas em grupos específicos, sem adesão do coletivo. Considerações Finais: Resquícios históricos estão presentes no ensino da Psicologia, onde conteúdos clássicos se sobressaem em detrimento do conhecimento mais engajado com o compromisso social. Portanto, pôde-se notar que o ensino de gênero segue como um caminho a ser percorrido na graduação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET29: PRODUÇÃO DE SABERES, GÊNERO E SEXUALIDADE NA UNIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "ESTUDOS DE GÊNERO, GRADUAÇÃO, PSICOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD3_SA29_ID163_09062017144934.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA ARAUJO ROSEIRA CANNONE"
    "autor_nome_curto" => "LARA CANNONE"
    "autor_email" => "laracannone13.1@bahiana.e"
    "autor_ies" => "BAHIANA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

Introdução: O ensino de gênero apresenta pouca notoriedade no percurso histórico da Psicologia,enquanto ciência e profissão. Por isso, se faz necessário estudos que deem visibilidade à importância da temática na formação profissional. Este trabalho visa expor as considerações de formandas em Psicologia sobre o espaço conferido à temática de gênero no processo da graduação. Metodologia: Relato de experiência realizado por duas graduandas em Psicologia na cidade de Salvador, Bahia. A análise reuniu o contexto acadêmico quanto ao currículo, corpo docente, oferta de atividades extracurriculares e corpo discente. Resultados: Houve indicativos de uma movimentação, sobretudo por parte discente, acerca do debate de gênero na graduação. Mesmo assim, as iniciativas prosseguem concentradas em grupos específicos, sem adesão do coletivo. Considerações Finais: Resquícios históricos estão presentes no ensino da Psicologia, onde conteúdos clássicos se sobressaem em detrimento do conhecimento mais engajado com o compromisso social. Portanto, pôde-se notar que o ensino de gênero segue como um caminho a ser percorrido na graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.