Esta pesquisa teve como objetivo investigar tensões sociais nas performances de masculinidades de jovens homens negros no contexto da escola pública, estando vinculada ao projeto de pesquisa Brincadeira de Negão (PIBIC 2015-2016) desenvolvido no Colégio Estadual Romulo Galvão na cidade de São Félix-BA. Estando ancorada aos estudos de raça e masculinidades, e a ação do ato performances, subsidiada pela teoria Queer questionando a subjetivação das identidades dialogando com agenciamento de seus corpos na escola sendo os resultados obtidos oriundos da investigação antropológica direcionadas pelo método etnográfico interpretativista de Geertz (2008), utilizando a observação participante e outros métodos qualitativos ao exemplo de grupos focais, entrevista semiestruturada, rodas de conversa evidenciando que as representações e simbologias atreladas a corporalidade do homem negro estão presentes nas suas percepções, mas subjetivadas pela ação de suas agências, negociando e reposicionando categorias, reconfigurando a realidade social do contexto da escola. Ficando evidente que a ação performática desses sujeitos tensiona as estruturas normativas da escola, produzindo outros significados a partir de performances não-hegemônica, subvertendo um lócus estrutural normativo possibilitando transformações que apontam para problematizações atreladas as construções das masculinidades ancoradas em fatores que atuam na dinâmica social da escola.