SANTOS, Tatiane Pina et al.. Sexualidade, gênero e educação:seus olharesepistemológicos. Anais V ENLAÇANDO... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31513>. Acesso em: 24/11/2024 14:23
Estudo de cunho bibliográfico que discute epistemologicamente, a forma de abordagem da temática gênero e sexualidade nas escolas. Foi desenvolvido, através da revisão sistemática de literatura, tendo como descritores as palavras-chave: sexualidade, gênero e contexto escolar, com a delimitação de tempo dos artigos revisados de 2012 a 2017. A partir desta perspectiva, foi possível a demarcação do campo teórico e subsequente problematização no que tange as relações estabelecidas no âmbito escolar. Neste contexto tornou-se perceptível que as relações estabelecidas neste ambiente são complexas, diversas e por assim ser, com potencial para se tornarem inclusivas e socialmente integradas. Refletir sobre os aspectos supracitados conduziu-nos a avaliar várias questões históricas e culturais aceitas como ‘únicas verdades’ no campo sócio-cultural e, consequentemente, instituídas pela escola, um dos principais veículos de construção do conhecimento. É necessário reconhecer que a escola não está neutra, ela participa da construção da identidade de gênero, o que é feito de forma desigual. E essa construção inicia-se desde as primeiras relações da criança no ambiente coletivo da educação infantil. Desse modo, discutir as questões de gênero, sexualidade na educação, significa resignificar às relações das práticas educacionais cotidianas, desconstruindo e redescobrindo significados, sobretudo questionando conceitos pré-concebidos, determinações que sutilmente permeiam nossas práticas e, sobretudo discutindo as relações de gênero e sexualidade.