Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

O DESCORTINAR DA DEFICIÊNCIA E A EDUCAÇÃO SEXUAL: VIVÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FEIRA DE SANTANA-BA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO SEXUAL, EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30671
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 371
    "titulo" => "O DESCORTINAR DA DEFICIÊNCIA E A EDUCAÇÃO SEXUAL: VIVÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FEIRA DE SANTANA-BA"
    "resumo" => "Este estudo é um recorte do trabalho de conclusão de curso da Especialização em Educação Especial realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana. As discussões relativas à educação sexual e a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais nos espaços escolares, surgiram no inicio do século XX, e somente na década de 1980 tornaram-se urgentes devido às mudanças ocorridas na sociedade como as altas taxas de gravidez na adolescência e o aumento do número de casos com HIV. Vários autores têm defendido que toda pessoa com necessidades educativas especiais é íntegra na sua sexualidade. Isto é, independentemente das possíveis limitações e complicações, ninguém se torna assexuado em função de uma deficiência física, sensorial ou mental. Objetivou-se sob a ótica das educadoras de uma escola pública de Feira de Santana-BA como o tema deficiência e educação sexual vem sendo incorporado nas práticas pedagógicas. Estudo de natureza qualitativa que utilizou o questionário e a entrevista semi estruturada. O material empírico obtido foi analisado segundo a Técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática, que culminou nos seguintes temas: “O olhar das educadoras: o discurso oficial versus cotidiano pedagógico”; A dialogicidade entre valores e práticas profissionais”; A (dis) função escola/família no fazer pedagógico”;. O estudo evidenciou que há um comprometimento por parte das educadoras no que tange o tratamento da educação sexual e deficiência, porém a família precisa ser mais integrada nesse processo. Sugere-se investimento em estratégias que possibilitem um entrosamento entre família/aluno/escola/educador, fortalecendo o potencial gerador de formação/informação, consolidando-se de fato em uma proposta operacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA14_ID371_15062017173738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA LEAL"
    "autor_email" => "delleal8@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30671
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 371
    "titulo" => "O DESCORTINAR DA DEFICIÊNCIA E A EDUCAÇÃO SEXUAL: VIVÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FEIRA DE SANTANA-BA"
    "resumo" => "Este estudo é um recorte do trabalho de conclusão de curso da Especialização em Educação Especial realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana. As discussões relativas à educação sexual e a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais nos espaços escolares, surgiram no inicio do século XX, e somente na década de 1980 tornaram-se urgentes devido às mudanças ocorridas na sociedade como as altas taxas de gravidez na adolescência e o aumento do número de casos com HIV. Vários autores têm defendido que toda pessoa com necessidades educativas especiais é íntegra na sua sexualidade. Isto é, independentemente das possíveis limitações e complicações, ninguém se torna assexuado em função de uma deficiência física, sensorial ou mental. Objetivou-se sob a ótica das educadoras de uma escola pública de Feira de Santana-BA como o tema deficiência e educação sexual vem sendo incorporado nas práticas pedagógicas. Estudo de natureza qualitativa que utilizou o questionário e a entrevista semi estruturada. O material empírico obtido foi analisado segundo a Técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática, que culminou nos seguintes temas: “O olhar das educadoras: o discurso oficial versus cotidiano pedagógico”; A dialogicidade entre valores e práticas profissionais”; A (dis) função escola/família no fazer pedagógico”;. O estudo evidenciou que há um comprometimento por parte das educadoras no que tange o tratamento da educação sexual e deficiência, porém a família precisa ser mais integrada nesse processo. Sugere-se investimento em estratégias que possibilitem um entrosamento entre família/aluno/escola/educador, fortalecendo o potencial gerador de formação/informação, consolidando-se de fato em uma proposta operacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA14_ID371_15062017173738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA LEAL"
    "autor_email" => "delleal8@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

Este estudo é um recorte do trabalho de conclusão de curso da Especialização em Educação Especial realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana. As discussões relativas à educação sexual e a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais nos espaços escolares, surgiram no inicio do século XX, e somente na década de 1980 tornaram-se urgentes devido às mudanças ocorridas na sociedade como as altas taxas de gravidez na adolescência e o aumento do número de casos com HIV. Vários autores têm defendido que toda pessoa com necessidades educativas especiais é íntegra na sua sexualidade. Isto é, independentemente das possíveis limitações e complicações, ninguém se torna assexuado em função de uma deficiência física, sensorial ou mental. Objetivou-se sob a ótica das educadoras de uma escola pública de Feira de Santana-BA como o tema deficiência e educação sexual vem sendo incorporado nas práticas pedagógicas. Estudo de natureza qualitativa que utilizou o questionário e a entrevista semi estruturada. O material empírico obtido foi analisado segundo a Técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática, que culminou nos seguintes temas: “O olhar das educadoras: o discurso oficial versus cotidiano pedagógico”; A dialogicidade entre valores e práticas profissionais”; A (dis) função escola/família no fazer pedagógico”;. O estudo evidenciou que há um comprometimento por parte das educadoras no que tange o tratamento da educação sexual e deficiência, porém a família precisa ser mais integrada nesse processo. Sugere-se investimento em estratégias que possibilitem um entrosamento entre família/aluno/escola/educador, fortalecendo o potencial gerador de formação/informação, consolidando-se de fato em uma proposta operacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.