A educação sexual é um tema fundamental de ser trabalhado na educação básica, podendo ser abordada em uma perspectiva transversal, interdisciplinar ou dentro de disciplinas específicas. A escola é um espaço para a construção de conhecimentos e de formação dos(as) educandos(as) para a vida social. Quando se trata da sexualidade, sabemos que não existe uma fórmula pronta, não há uma receita que deve ser aplicada na vida de todas as pessoas. A sexualidade é uma construção social e plural. Entre os(as) adolescentes esta temática carece ser debatida, especialmente devido a fatores como gravidez não planejada, infecções sexualmente transmissíveis, aborto etc., todavia, as escolas têm evitado exercer seu papel de educar para a sexualidade. Na sala de aula, a sexualidade não deve ser abordada apenas por um olhar biológico-higienista como geralmente vimos, mas deve trazer também questões de gênero, identidade e diversidade sexual, no sentido de garantir espaços de questionamentos e reflexão sobre as diversas formas de construção da identidade e da sexualidade. Argumentamos que a escola deve ser um dos principais espaços para formar os/as adolescentes em relação à sexualidade, ajudando-os a tomar decisões responsáveis em relação ao sexo e à sua sexualidade. Nesta perscpectiva, o trabalho tem como objetivo compreender a importância de abordar o tema educação sexual e as questões de gênero na escola. Utilizou-se como percurso metodológico um questionário online aplicado com adolescentes que fazem parte do Grupo LDRV, no Facebook, além da revisão de literaturas para melhor compreensão dos resultados obtidos.