Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E ACOLHEDORA DAS DIFERENÇAS HUMANAS (RELATO DE EXPERIÊNCIA)

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Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

A escola é o terceiro ambiente que provoca maior nível de discriminação, logo depois da família e dos lugares públicos. Reconhecemos que existem práticas preconceituosas que causam danos à dignidade humana dentro e fora do ambiente escolar. Essas práticas são originárias da heteronormatividade, do machismo, do patriarcalismo e do sexismo que estão presentes nas configurações sociais da educação. Tais práticas são orientadas por discursos consolidados historicamente e, consequentemente, repetidos no cotidiano, daí que acabam contribuindo para a exclusão dos direitos de cidadania da população LGBT, agravando, assim, o problema a ser enfrentado na educação. Mas, além disso, a escola é um membro imprescindível para promover a igualdade de direitos. E para cumprir esta função, respeitar a diversidade sexual é fundamental, caso contrário, haverá sempre a discriminação e conivência com a prática da heteronormatividade que só invisibiliza as diferenças e inviabiliza o respeito ao diferente. Constatamos essa realidade facilmente dentro das escolas públicas do estado de Pernambuco. Casos de homofobia, lesbofobia, transfobia são muitas vezes institucionalizados, vemos a olhos nus a violência que parte da própria instituição formadora. O ambiente escolar deve superar essas mazelas e construir novas mentalidades e subjetividades. Diante dessa realidade registramos nosso relato de experiência decorrente de entrevistas realizadas numa escola pública na cidade do Recife como forma de embasar nossa perspectiva teórica sobre o tema em questão.

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