A sexualidade se faz presente em todo o desenvolvimento físico e psicológico dos indivíduos, vai além do ato sexual, é influenciada pela história, cultura, ciência, afetos e sentimentos dos indivíduos. O objetivo do trabalho foi investigar as concepções de sexo e sexualidade dos alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Gastão Mesquita Filho, no bairro rural de Ponte Alta - Uberaba - M.G. Foi oferecida uma folha de papel em branco e solicitado que em uma metade, fosse desenhado o que o discente entende por sexo e na outra parte, o que ele entende por sexualidade. De acordo com as concepções de 25 integrantes dos 7º e 8º anos, sexo está relacionado com diferença de gênero; para 2 alunos, sexo foi representado relacionando-o ao afeto e ao amor. Em relação à análise da representação da concepção de sexualidade podemos apontar que 5 deles consideraram o tema como ato sexual e concepção de gênero. Para 22 estudantes, sexualidade está relacionada somente à concepção de gênero. Para 2 integrantes das turmas, o conceito de sexualidade está relacionado à perversão e promiscuidade. As concepções de sexualidade, algumas vezes foram apresentadas com conotação afetiva, tanto para casais heterossexuais como homossexuais. Para 3 componentes dos 7º e 8º anos, a sexualidade está relacionada ao ato sexual somente. A análise dos resultados permite inferir a necessidade de uma educação para a sexualidade nas escolas de educação básica mais ativa e abrangente.