Assim como a sociedade muda, também mudam as formas de expressão. E os textos, como tais, ganharam novas configurações. Nesse panorama, destacam-se os hipertextos, que aparecem travestidos em links, a partir dos quais o leitor/ouvinte será direcionado a outro texto que, geralmente, tem uma temática semelhante àquele. Na condição de elementos integrantes da sociedade técnico-científica e informacional contemporânea, os hipertextos constituem-se peças-chave no processo para o letramento digital, constituindo-se como novos paradigmas no que diz respeito aos processos de ler e de escrever. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a leitura dos links presentes em vídeos do YouTube. Na verdade, esses links possibilitam ao navegante escolher qual será o próximo vídeo, isto é, o próximo texto – daí hipertexto -, a ser assistido, além de poder se direcionar à página referente à inscrição no Canal da plataforma que disponibilizou o respectivo vídeo, dentre outras opções. Para a estruturação deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em acervos dos seguintes autores: Freire (1989), Coscarelli & Ribeiro (2005), Soares (2002), Rojo (2009), Marcuschi & Xavier (2005), Santaella (2014), dentre outros. Por fim, verificou-se que a leitura proficiente dos links dispostos nos vídeos do YouTube configura-se como importante para o letramento digital dos sujeitos na contemporaneidade.