Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

ALFABETIZAÇÃO MEDIADA POR O COMPUTADOR: UMA EXPERIÊNCIA COM SOFTWARE

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO., SOFTWARE EDUCATIVO., INCLUSÃO DIGITAL. Comunicação Oral (CO) ET 03 - LETRAMENTOS DIGITAIS
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30266
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 45
    "inscrito_id" => 464
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO MEDIADA POR O COMPUTADOR: UMA EXPERIÊNCIA COM SOFTWARE"
    "resumo" => "Propõe-se a apresentar os resultados da elaboração e aplicação de um Planejamento de Intervenção baseado na utilização do software Luz do Saber, com o intuito de promover a aprendizagem da leitura e da escrita de alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal da zona rural, na cidade de Feira de Santana-BA, que não aprenderam a ler e escrever na idade certa. Na referida escola, existe um alto índice de estudantes entre 10 e 16 anos que não conseguiram ser alfabetizados, resultando em sérios problemas para vida escolar dos estudantes. O software Luz do Saber fundamenta-se na teoria do educador Paulo Freire (2014 [1921-1997]), assim como nas contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999) acerca do processo de aquisição do código linguístico e entendimento dos conceitos de alfabetização e letramento. Trago como acréscimo a concepção de língua/linguagem como interação social (Bakhtin, 1986, 2003). Pesquisa ancorada nos pressupostos de abordagem qualitativa, através do método da pesquisa-intervenção e realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa. O uso do computador tem-se demonstrado como uma excelente possibilidade enquanto ferramenta para a aprendizagem. Os resultados da pesquisa evidenciaram a eficácia do software Luz do Saber no processo de alfabetização e letramento dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 03 - LETRAMENTOS DIGITAIS"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO., SOFTWARE EDUCATIVO., INCLUSÃO DIGITAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA4_ID464_01072017184143.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA DOS SANTOS RAMOS ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA ROCHA"
    "autor_email" => "jopo.rocha@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30266
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 45
    "inscrito_id" => 464
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO MEDIADA POR O COMPUTADOR: UMA EXPERIÊNCIA COM SOFTWARE"
    "resumo" => "Propõe-se a apresentar os resultados da elaboração e aplicação de um Planejamento de Intervenção baseado na utilização do software Luz do Saber, com o intuito de promover a aprendizagem da leitura e da escrita de alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal da zona rural, na cidade de Feira de Santana-BA, que não aprenderam a ler e escrever na idade certa. Na referida escola, existe um alto índice de estudantes entre 10 e 16 anos que não conseguiram ser alfabetizados, resultando em sérios problemas para vida escolar dos estudantes. O software Luz do Saber fundamenta-se na teoria do educador Paulo Freire (2014 [1921-1997]), assim como nas contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999) acerca do processo de aquisição do código linguístico e entendimento dos conceitos de alfabetização e letramento. Trago como acréscimo a concepção de língua/linguagem como interação social (Bakhtin, 1986, 2003). Pesquisa ancorada nos pressupostos de abordagem qualitativa, através do método da pesquisa-intervenção e realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa. O uso do computador tem-se demonstrado como uma excelente possibilidade enquanto ferramenta para a aprendizagem. Os resultados da pesquisa evidenciaram a eficácia do software Luz do Saber no processo de alfabetização e letramento dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 03 - LETRAMENTOS DIGITAIS"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO., SOFTWARE EDUCATIVO., INCLUSÃO DIGITAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA4_ID464_01072017184143.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA DOS SANTOS RAMOS ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA ROCHA"
    "autor_email" => "jopo.rocha@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Propõe-se a apresentar os resultados da elaboração e aplicação de um Planejamento de Intervenção baseado na utilização do software Luz do Saber, com o intuito de promover a aprendizagem da leitura e da escrita de alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal da zona rural, na cidade de Feira de Santana-BA, que não aprenderam a ler e escrever na idade certa. Na referida escola, existe um alto índice de estudantes entre 10 e 16 anos que não conseguiram ser alfabetizados, resultando em sérios problemas para vida escolar dos estudantes. O software Luz do Saber fundamenta-se na teoria do educador Paulo Freire (2014 [1921-1997]), assim como nas contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999) acerca do processo de aquisição do código linguístico e entendimento dos conceitos de alfabetização e letramento. Trago como acréscimo a concepção de língua/linguagem como interação social (Bakhtin, 1986, 2003). Pesquisa ancorada nos pressupostos de abordagem qualitativa, através do método da pesquisa-intervenção e realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa. O uso do computador tem-se demonstrado como uma excelente possibilidade enquanto ferramenta para a aprendizagem. Os resultados da pesquisa evidenciaram a eficácia do software Luz do Saber no processo de alfabetização e letramento dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.