Propõe-se a apresentar os resultados da elaboração e aplicação de um Planejamento de Intervenção baseado na utilização do software Luz do Saber, com o intuito de promover a aprendizagem da leitura e da escrita de alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal da zona rural, na cidade de Feira de Santana-BA, que não aprenderam a ler e escrever na idade certa. Na referida escola, existe um alto índice de estudantes entre 10 e 16 anos que não conseguiram ser alfabetizados, resultando em sérios problemas para vida escolar dos estudantes. O software Luz do Saber fundamenta-se na teoria do educador Paulo Freire (2014 [1921-1997]), assim como nas contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999) acerca do processo de aquisição do código linguístico e entendimento dos conceitos de alfabetização e letramento. Trago como acréscimo a concepção de língua/linguagem como interação social (Bakhtin, 1986, 2003). Pesquisa ancorada nos pressupostos de abordagem qualitativa, através do método da pesquisa-intervenção e realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa. O uso do computador tem-se demonstrado como uma excelente possibilidade enquanto ferramenta para a aprendizagem. Os resultados da pesquisa evidenciaram a eficácia do software Luz do Saber no processo de alfabetização e letramento dos alunos.