A presente pesquisa surge da necessidade de inserção dos elementos histórico-culturais afrodescendentes em âmbito educacional, visto que as instituições brasileiras de ensino ainda enfrentam dificuldades na abordagem de tais aspectos em suas práticas e, muitas vezes, vão de encontro ao que é estabelecido na lei 10639/03. Por conseguinte, elaboramos uma proposta interventiva a ser aplicada em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, composta por alunos com faixa etária entre treze e dezoito anos, em Duas Estradas, Paraíba, Brasil, cujo objetivo geral consiste em formular espaços para o reconhecimento e valorização das heranças africanas que foram essenciais para a formação da sociedade brasileira. Propomos o desenvolvimento de uma adaptação do método Sequência Básica formulado por Rildo Cosson (2014), no qual abordaremos uma Letra de Música do gênero musical Samba, produzida por Jackson do Pandeiro. Os dados serão coletados por meio de registros resultantes de diálogos, produções escritas, leitura e outros procedimentos relevantes para a análise. Como embasamento teórico, abordaremos concepções de estudiosos como Santos (2016), Munanga (2005), Araújo (2010) e Amâncio (2008), que discutem acerca de questões relacionadas a aspectos étnico-raciais e práticas sociais inclusivas. Esperamos que esta proposta colabore na formação de sujeitos mais críticos que atuem em favor da equidade.