Diante das crescentes mudanças na sociedade atual, sobretudo, pela forma e velocidade com que circulam as informações, delineia-se um cenário de desenvolvimento constante de tecnologias digitais e em rede. Neste contexto, é importante destacar que na produção e circulação de textos, as redes sociais funcionam como domínios heterogêneos, abrigando tanto gêneros textuais, quanto gêneros literários. Desta forma, é necessário trazer para o conhecimento escolar culturas que os jovens estejam envolvidos, levando em conta seus saberes e suas experiências pessoais, a exemplo das redes sociais. Considerando o incentivo a leitura como um dos principais compromissos da escola, e, sabendo do espaço cedido para a leitura de textos literários em sala de aula, a literatura digital, sobretudo, as narrativas curtíssimas como os microcontos, apresentam-se como alternativas de incentivo a leitura literária, propiciando também diálogos com as narrativas clássicas. Nesta tentativa de aproximação da realidade do aluno com os textos literários, o presente artigo visa apresentar uma proposta didática para o trabalho com microconto, através da utilização das redes sociais twitter e blog. A metodologia deste trabalho baseia-se nos pressupostos teóricos de Chartier (1998,2002), Cosson (2006, 2014), Manguel (1997), Rojo (2012, 2013, 2015), Solé (1998), Seabra (2010), entre outros.