Diante do quadro de resistência e insucesso das práticas de leitura que permeiam as salas de aula da Educação Básica em nosso país, e que já sinalizam alerta em pesquisas internacionais, este artigo tem como principal objetivo apresentar uma reflexão a cerca das práticas de leitura e letramento literário propostas em aulas de Língua Portuguesa numa turma de modalidade EJA, especificamente ao ciclo IV – que corresponde ao 6º, 7º e 8º ano do ensino Fundamenta II, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena em Campina Grande – PB, ministradas por mim e mais três alunas do Estágio Supervisionado II, do curso de Letras – Português da UEPB. O trabalho justifica-se por admitir a relevância da autoavaliação do professor, das metodologias de ensino desenvolvidas e da postura enquanto profissional diante da execução de suas práticas, que garantam através de reflexões e avaliações a melhoria e o aperfeiçoamento do ensino de literatura. Para tanto, trago para a discussão as contribuições teóricas de Paiva (2007) e Rouxel (2013) que abordam aspectos metodológicos relevantes ao ensino de literatura, Souza e Cosson (2011) que afirmam a importância da escolarização do letramento literário, e ainda Eiterer e Abreu (2009) que discutem sobre a importância do letramento literário na Modalidade de ensino EJA.