LETRAMENTO: FUNÇÕES SOCIAIS DO LER E ESCREVER, COM HABILIDADES PRÁTICAS.
Irailde Dias de Melo
UniGrendal, iraildedias@2009@hotmail.com
Orientador: Kátia Farias Antero
UniGrendal IESM, Faculdade Maurício de Nassau, professorakatiaantero@hotmail.com
Resumo: Ao falarmos de Letramento e dificuldade de aprendizagem, pensamos no que enfrentamos no dia a dia, o baixo rendimento escolar, o desinteresse pelas atividades entre outros, nisto, buscamos meios que visem um aprendizado que seja eficaz e compartilhe com responsabilidade o seu conhecimento. A questão problema a trabalhar, Letramento e dificuldade de aprendizagem com alunos dos (6º) anos da Escola Mun.de Ens. Fund. II Geraldo Luiz de Araújo, do município de Areial PB, e escola Centro Educacional Turminha do ABC Modalidade de Ensino da Educação Infantil, a qual observamos e constatamos deficiência na maioria dos alunos, de três (03 a 12) anos. Com objetivo de verificar como vem sendo aplicado as atividades, bem como enfatizar a compreensão dessas ações como práticas pedagógicas essenciais para o desenvolvimento e aprendizado. Como metodologia fizemos uso qualitativo, observações das ações docentes com os alunos, e ainda quanto as atividades escritas e lúdicas desenvolvidas, interação do aluno com outros, entrevistas. Ao final do trabalho constatamos que é possível proporcionar um aprendizado mais significativo a todos sem ter que reprimir ou excluir, envolvendo todos as mesmas atividades. (ASSUMPÇÃO JUNIOR,2003, P.289).
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, metodologia, Letramento.