Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

READERS E ENSINO: O LETRAMENTO LITERÁRIO EM LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, LITERATURA, ENSINO Comunicação Oral (CO) ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30356
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 16
    "inscrito_id" => 294
    "titulo" => "READERS E ENSINO: O LETRAMENTO LITERÁRIO EM LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Este estudo propõe analisar as contribuições do uso dos readers no desenvolvimento do letramento literário em língua inglesa, sobretudo no modo como tais ferramentas atuam no processo de ensino/aprendizagem de um idioma. Entende-se por reader um gênero textual que se caracteriza como uma síntese de uma obra literária que, dependendo da extensão e do nível de dificuldade, pode ser aplicada em determinada etapa da aprendizagem de uma língua, bem como um exercício de leitura e interpretação. Pela sua relevância na aquisição de leitura de um idioma, esse gênero auxilia o aprendiz na expansão do letramento literário, isto é, o método de apropriação do texto enquanto elemento linguístico.  Para isso, será feito um levantamento bibliográfico de autores que tratem sobre a temática, além do processo de leitura em língua inglesa e o uso dos readers, assim como a análise de suas discussões. Como exemplo, será analisado o reader Alice ‘s Adventures in Wonderland (2000), publicado pela Editora Oxford e baseado na obra infanto-juvenil do escritor britânico Lewis Carroll (1832-1898). Esse material é utilizado para estudantes que estão na segunda fase de aprendizagem da língua e, nesse estudo, serão discutidas suas colaborações e os métodos utilizados para o letramento literário em língua inglesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LITERATURA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID294_21052017221904.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERDINANDO DE OLIVEIRA FIGUEIRÊDO"
    "autor_nome_curto" => "FERDINANDO"
    "autor_email" => "ferdinando_oliveira@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30356
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 16
    "inscrito_id" => 294
    "titulo" => "READERS E ENSINO: O LETRAMENTO LITERÁRIO EM LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Este estudo propõe analisar as contribuições do uso dos readers no desenvolvimento do letramento literário em língua inglesa, sobretudo no modo como tais ferramentas atuam no processo de ensino/aprendizagem de um idioma. Entende-se por reader um gênero textual que se caracteriza como uma síntese de uma obra literária que, dependendo da extensão e do nível de dificuldade, pode ser aplicada em determinada etapa da aprendizagem de uma língua, bem como um exercício de leitura e interpretação. Pela sua relevância na aquisição de leitura de um idioma, esse gênero auxilia o aprendiz na expansão do letramento literário, isto é, o método de apropriação do texto enquanto elemento linguístico.  Para isso, será feito um levantamento bibliográfico de autores que tratem sobre a temática, além do processo de leitura em língua inglesa e o uso dos readers, assim como a análise de suas discussões. Como exemplo, será analisado o reader Alice ‘s Adventures in Wonderland (2000), publicado pela Editora Oxford e baseado na obra infanto-juvenil do escritor britânico Lewis Carroll (1832-1898). Esse material é utilizado para estudantes que estão na segunda fase de aprendizagem da língua e, nesse estudo, serão discutidas suas colaborações e os métodos utilizados para o letramento literário em língua inglesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LITERATURA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID294_21052017221904.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERDINANDO DE OLIVEIRA FIGUEIRÊDO"
    "autor_nome_curto" => "FERDINANDO"
    "autor_email" => "ferdinando_oliveira@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Este estudo propõe analisar as contribuições do uso dos readers no desenvolvimento do letramento literário em língua inglesa, sobretudo no modo como tais ferramentas atuam no processo de ensino/aprendizagem de um idioma. Entende-se por reader um gênero textual que se caracteriza como uma síntese de uma obra literária que, dependendo da extensão e do nível de dificuldade, pode ser aplicada em determinada etapa da aprendizagem de uma língua, bem como um exercício de leitura e interpretação. Pela sua relevância na aquisição de leitura de um idioma, esse gênero auxilia o aprendiz na expansão do letramento literário, isto é, o método de apropriação do texto enquanto elemento linguístico. Para isso, será feito um levantamento bibliográfico de autores que tratem sobre a temática, além do processo de leitura em língua inglesa e o uso dos readers, assim como a análise de suas discussões. Como exemplo, será analisado o reader Alice ‘s Adventures in Wonderland (2000), publicado pela Editora Oxford e baseado na obra infanto-juvenil do escritor britânico Lewis Carroll (1832-1898). Esse material é utilizado para estudantes que estão na segunda fase de aprendizagem da língua e, nesse estudo, serão discutidas suas colaborações e os métodos utilizados para o letramento literário em língua inglesa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.