Este estudo propõe analisar as contribuições do uso dos readers no desenvolvimento do letramento literário em língua inglesa, sobretudo no modo como tais ferramentas atuam no processo de ensino/aprendizagem de um idioma. Entende-se por reader um gênero textual que se caracteriza como uma síntese de uma obra literária que, dependendo da extensão e do nível de dificuldade, pode ser aplicada em determinada etapa da aprendizagem de uma língua, bem como um exercício de leitura e interpretação. Pela sua relevância na aquisição de leitura de um idioma, esse gênero auxilia o aprendiz na expansão do letramento literário, isto é, o método de apropriação do texto enquanto elemento linguístico. Para isso, será feito um levantamento bibliográfico de autores que tratem sobre a temática, além do processo de leitura em língua inglesa e o uso dos readers, assim como a análise de suas discussões. Como exemplo, será analisado o reader Alice ‘s Adventures in Wonderland (2000), publicado pela Editora Oxford e baseado na obra infanto-juvenil do escritor britânico Lewis Carroll (1832-1898). Esse material é utilizado para estudantes que estão na segunda fase de aprendizagem da língua e, nesse estudo, serão discutidas suas colaborações e os métodos utilizados para o letramento literário em língua inglesa.