O trabalho aqui desenvolvido foi requisito da disciplina de Avaliação Educacional ministrada pela Professora Sheila Gonçalves. O mesmo tem o objetivo de fazer um breve histórico sobre avaliação educacional, dando ênfase a sua importância para o aprendizado do aluno. Sendo este um tema de relevância no campo educacional atualmente. Vasconcelos (1998) define a avaliação como um processo abrangente da existência humana que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, resistências, suas dificuldades e possibilitar uma tomada de decisões sobre as atividades seguintes. Para a realização deste trabalho fizemos uso da pesquisa bibliográfica, onde nos embasamos nos pensamentos de autores como: ESTEBAN, HAYDT, HOFFMANN, MÉNDEZ, VASCONCELOS, SOUZA, entre outros autores que abordam sobre a temática estudada neste trabalho. Com a realização do mesmo podemos concluir que as práticas avaliativas devem assumir um caráter diagnóstico processual e contínuo. Vale salientar a importância da prática avaliativa continua, pois, somente assim, o professor será capaz de fazer um acompanhamento do desempenho do aluno no processo de aprendizagem, o que favorecerá um aprendizado mais significativo.