A presente pesquisa teve como objetivo investigar a constituição da escola pública primária no Piauí no período de 1900 a 1910. INTRODUÇÃO. Conhecer a História da Educação do Brasil, em especial do Estado do Piauí, é de extrema importância para a compreensão do processo de escolarização da população piauiense. METODOLOGIA- Situada no campo da História Social da Educação, essa pesquisa tem caráter documental e bibliográfico. Para sua execução foram realizadas as seguintes etapas: Pesquisa em documentos oficiais, como Leis e Decretos de 1900-1910, digitalização das imagens da documentação e leitura e análise do material coletado. RESULTADOS E DISCUSSÕES- Aparecendo vinculada ao desenvolvimento do estado e a necessidade de apaziguar a população a educação é tomada como objeto de debate e prescrições no Piauí. A criação de escolas, os resultados da ação da escolar, os discursos em solenidades de formatura, as listas de aprovações são veiculadas na imprensa como indícios dos caminhos tomados pela educação pública no Piauí. CONCLUSÕES: A pesquisa procurou reconhecer as continuidades e descontinuidades na história da formação da rede escolar piauiense.