Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

LETRAMENTO, LEITURA E PRODUÇÃO: CONTO POPULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LETRAMENTO, LEITURA/PRODUÇÃO DE TEXTO, ENSINO Comunicação Oral (CO) ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO
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Em relação à análise das aulas, ficou claro que o uso do gênero conto popular, possibilitou compreender que priorizar o letramento viabiliza um ensino-aprendizagem significativo em leitura e escrita, pois estimula o cognitivo dos discentes e possibilita conhecer diversas linguagens e usá-las com criatividade e motivação como verdadeiros instrumentos de expressão do nosso pensamento.Esse trabalho apresenta uma breve discussão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, e também de teoria sobre a leitura e produção de texto no âmbito" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, LEITURA/PRODUÇÃO DE TEXTO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID476_09072017174559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINALVA ROSENO DOS SANTOS SILVA DE ABREU" "autor_nome_curto" => "ELINALVA ROSENO" "autor_email" => "elyroseno@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30236 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 476 "titulo" => "LETRAMENTO, LEITURA E PRODUÇÃO: CONTO POPULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Esse trabalho apresenta uma breve discussão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, e também de teoria sobre a leitura e produção de texto no âmbito escolar. 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Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Esse trabalho apresenta uma breve discussão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, e também de teoria sobre a leitura e produção de texto no âmbito escolar. Ressalta a alfabetização e letramento como processos distintos e interdependentes e que podem ocorrer ao mesmo tempo, porém, para que tal aconteça é preciso que o/a aluno/a esteja inserido numa importante estratégia didática, a diversidade textual, para aprender leitura e produção textual com sentido e direcionamento. Em aulas de língua portuguesa, com o sexto ano realizamos um trabalho com o gênero conto popular, e a subseqüente produção de texto, em uma escola pública de Alagoa Grande/PB. A metodologia, de caráter qualitativo, está baseada no paradigma interpretativista e a fundamentação teórica dialoga principalmente com autores como Soares (1998), Kleiman (2002), Rojo (2009), Gil Neto (1996) e Koch (2000). Em relação à análise das aulas, ficou claro que o uso do gênero conto popular, possibilitou compreender que priorizar o letramento viabiliza um ensino-aprendizagem significativo em leitura e escrita, pois estimula o cognitivo dos discentes e possibilita conhecer diversas linguagens e usá-las com criatividade e motivação como verdadeiros instrumentos de expressão do nosso pensamento.

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