Esse trabalho apresenta uma breve discussão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, e também de teoria sobre a leitura e produção de texto no âmbito escolar. Ressalta a alfabetização e letramento como processos distintos e interdependentes e que podem ocorrer ao mesmo tempo, porém, para que tal aconteça é preciso que o/a aluno/a esteja inserido numa importante estratégia didática, a diversidade textual, para aprender leitura e produção textual com sentido e direcionamento. Em aulas de língua portuguesa, com o sexto ano realizamos um trabalho com o gênero conto popular, e a subseqüente produção de texto, em uma escola pública de Alagoa Grande/PB. A metodologia, de caráter qualitativo, está baseada no paradigma interpretativista e a fundamentação teórica dialoga principalmente com autores como Soares (1998), Kleiman (2002), Rojo (2009), Gil Neto (1996) e Koch (2000). Em relação à análise das aulas, ficou claro que o uso do gênero conto popular, possibilitou compreender que priorizar o letramento viabiliza um ensino-aprendizagem significativo em leitura e escrita, pois estimula o cognitivo dos discentes e possibilita conhecer diversas linguagens e usá-las com criatividade e motivação como verdadeiros instrumentos de expressão do nosso pensamento.