A Educação Física apresenta variedade de conteúdos possíveis e passiveis de serem explorados pelos docentes na Educação Básica. Destacam-se: dança, lutas, jogos, esporte e ginásticas, conteúdos estes que de forma organizada, planejada e sistematizada propiciam possibilidades de ampliar o conhecimento e as experiências vivenciadas pelos alunos diante da cultura corporal do movimento. O planejamento das aulas deverá respeitar as fases do processo de ensino-aprendizagem, para que não ocorra uma preterição de conteúdos impedindo que os alunos tenham acesso àquilo que lhes é de direito, formação adequada, considerando os conteúdos da Educação Física. Desse modo, o aluno, aglutinará maiores possibilidades de lançar-se de forma profícua as dimensões do conhecimento – experimentação, uso e apropriação, fruição, reflexão sobre a ação, construção de valores, análise, compreensão e protagonismo comunitário – permitindo, apresentar/possibilitar maior sentido e significado às aulas. Neste estudo buscamos discutir, planejar, organizar e vivenciar proposições de intervenções pedagógicas no campo da Educação Física, relacionado ao conteúdo das Ginásticas nos anos finais do ensino fundamental. Criando possibilidades aos alunos de experimentar, fruir e apreciar diferentes modalidades de ginásticas valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo dos participantes. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como lócus uma escola pública estadual localizada no munícipio de Cáceres –MT. O presente trabalho foi desenvolvido por acadêmicos do 2º semestre do curso de licenciatura em Educação Física da UNEMAT no ano de 2016, as atividades realizadas abarcaram o desenvolvimento de oficinas de ginásticas com duas turmas dos anos finais do ensino fundamental, sendo, 7º e 9º ano, com aproximadamente trinta e três alunos/as. Para o desenvolvimento da intervenção, destarte realizaram-se estudos bibliográficos sobre as ginásticas e suas possibilidades pedagógicas, em seguida se definiu quais atividades proporcionaríamos na data da aula campo, sendo elas: Ginástica acrobática, rítmica e artística, e posteriormente foi desenvolvida a construção dos materiais pedagógicos. Na data da intervenção criaram-se três estações das modalidades de ginásticas, os alunos da escola foram dispostos em três equipes, que por sua vez realizaram as práticas corporais ao mesmo tempo, de modo que nenhum participante ficasse ocioso. As estações foram organizadas de maneira que os jovens escolares pudessem alcançar algumas das dimensões do conhecimento. Eles apresentaram autonomia para desenvolver, refletir, procurar os melhores caminhos para realizar de maneira coletiva as atividades, experimentaram diferentes possibilidades e exacerbaram a fruição/apreciação.