A ginástica artística é uma modalidade que vem conquistando cada vez mais o interesse das
pessoas. Seus movimentos, expressões, gestos e acrobacias, atraem a admiração por esta
modalidade. Porém, ainda é conhecida como uma modalidade esportiva de elite, que nem todos
possuem acesso, por necessitar de materiais oficiais com um custo alto e por ser vista com o
objetivo de competição e alto rendimento. Esta disciplina está inserida no conteúdo de ensino dos
cursos de licenciatura em educação física, e nos blocos de conteúdos do PCN, que é um dos
documentos utilizados como apoio e suporte para o professor de educação física. Levando em
consideração sua importância, ainda é pouco vista sendo aplicada na prática durante as aulas de
educação física nas escolas. O objetivo deste trabalho foi verificar a importância de uma boa
formação da disciplina ginástica artística na graduação para sua aplicabilidade nas aulas de
educação física escolar. Para o desenvolvimento do trabalho, optou-se pelo estudo transversal, ou
seja, apenas uma determinada amostra, em um determinado momento. Trata-se de uma pesquisa de
campo, com caráter qualitativo, buscando dar valor e significado para as respostas dos sujeitos. A
população foi composta por 24 professores de educação física que atuam no ensino fundamental I e
II em escolas municipais de uma cidade do Vale do Paraíba. Como instrumento, foi utilizado um
questionário com uma pergunta aberta e quatro fechadas. Os dados obtidos foram analisados e
tabulados em forma de gráficos. De acordo com os dados coletados, pode-se concluir que os
professores, na sua maioria, não aplicam a ginástica artística nas aulas de educação física escolar
por falta de um conhecimento mais profundo da modalidade, do pouco conhecimento sobre os
materiais alternativos e da questão de segurança durante os movimentos específicos da modalidade.
Isso nos mostra a falta de uma melhor formação da disciplina na graduação, tendo em vista que a
ginástica artística está inserida na grade curricular da maioria dos professores entrevistados e é um
dos conteúdos presentes nos blocos do PCN.