Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

A FORMAÇÃO NA DISCIPLINA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA GRADUAÇÃO E SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA ARTÍSTICA Comunicação Oral (CO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 29748
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 155
    "inscrito_id" => 286
    "titulo" => "A FORMAÇÃO NA DISCIPLINA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA GRADUAÇÃO E SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR."
    "resumo" => """
      A ginástica artística é uma modalidade que vem conquistando cada vez mais o interesse das\r\n
      pessoas. Seus movimentos, expressões, gestos e acrobacias, atraem a admiração por esta\r\n
      modalidade. Porém, ainda é conhecida como uma modalidade esportiva de elite, que nem todos\r\n
      possuem acesso, por necessitar de materiais oficiais com um custo alto e por ser vista com o\r\n
      objetivo de competição e alto rendimento. Esta disciplina está inserida no conteúdo de ensino dos\r\n
      cursos de licenciatura em educação física, e nos blocos de conteúdos do PCN, que é um dos\r\n
      documentos utilizados como apoio e suporte para o professor de educação física. Levando em\r\n
      consideração sua importância, ainda é pouco vista sendo aplicada na prática durante as aulas de\r\n
      educação física nas escolas. O objetivo deste trabalho foi verificar a importância de uma boa\r\n
      formação da disciplina ginástica artística na graduação para sua aplicabilidade nas aulas de\r\n
      educação física escolar. Para o desenvolvimento do trabalho, optou-se pelo estudo transversal, ou\r\n
      seja, apenas uma determinada amostra, em um determinado momento. Trata-se de uma pesquisa de\r\n
      campo, com caráter qualitativo, buscando dar valor e significado para as respostas dos sujeitos. A\r\n
      população foi composta por 24 professores de educação física que atuam no ensino fundamental I e\r\n
      II em escolas municipais de uma cidade do Vale do Paraíba. Como instrumento, foi utilizado um\r\n
      questionário com uma pergunta aberta e quatro fechadas. Os dados obtidos foram analisados e\r\n
      tabulados em forma de gráficos. De acordo com os dados coletados, pode-se concluir que os\r\n
      professores, na sua maioria, não aplicam a ginástica artística nas aulas de educação física escolar\r\n
      por falta de um conhecimento mais profundo da modalidade, do pouco conhecimento sobre os\r\n
      materiais alternativos e da questão de segurança durante os movimentos específicos da modalidade.\r\n
      Isso nos mostra a falta de uma melhor formação da disciplina na graduação, tendo em vista que a\r\n
      ginástica artística está inserida na grade curricular da maioria dos professores entrevistados e é um\r\n
      dos conteúdos presentes nos blocos do PCN.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA ARTÍSTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID286_EXT_17042017090111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA FORNACIARI FELICIO"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA FELICIO"
    "autor_email" => "camila-go@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 29748
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 155
    "inscrito_id" => 286
    "titulo" => "A FORMAÇÃO NA DISCIPLINA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA GRADUAÇÃO E SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR."
    "resumo" => """
      A ginástica artística é uma modalidade que vem conquistando cada vez mais o interesse das\r\n
      pessoas. Seus movimentos, expressões, gestos e acrobacias, atraem a admiração por esta\r\n
      modalidade. Porém, ainda é conhecida como uma modalidade esportiva de elite, que nem todos\r\n
      possuem acesso, por necessitar de materiais oficiais com um custo alto e por ser vista com o\r\n
      objetivo de competição e alto rendimento. Esta disciplina está inserida no conteúdo de ensino dos\r\n
      cursos de licenciatura em educação física, e nos blocos de conteúdos do PCN, que é um dos\r\n
      documentos utilizados como apoio e suporte para o professor de educação física. Levando em\r\n
      consideração sua importância, ainda é pouco vista sendo aplicada na prática durante as aulas de\r\n
      educação física nas escolas. O objetivo deste trabalho foi verificar a importância de uma boa\r\n
      formação da disciplina ginástica artística na graduação para sua aplicabilidade nas aulas de\r\n
      educação física escolar. Para o desenvolvimento do trabalho, optou-se pelo estudo transversal, ou\r\n
      seja, apenas uma determinada amostra, em um determinado momento. Trata-se de uma pesquisa de\r\n
      campo, com caráter qualitativo, buscando dar valor e significado para as respostas dos sujeitos. A\r\n
      população foi composta por 24 professores de educação física que atuam no ensino fundamental I e\r\n
      II em escolas municipais de uma cidade do Vale do Paraíba. Como instrumento, foi utilizado um\r\n
      questionário com uma pergunta aberta e quatro fechadas. Os dados obtidos foram analisados e\r\n
      tabulados em forma de gráficos. De acordo com os dados coletados, pode-se concluir que os\r\n
      professores, na sua maioria, não aplicam a ginástica artística nas aulas de educação física escolar\r\n
      por falta de um conhecimento mais profundo da modalidade, do pouco conhecimento sobre os\r\n
      materiais alternativos e da questão de segurança durante os movimentos específicos da modalidade.\r\n
      Isso nos mostra a falta de uma melhor formação da disciplina na graduação, tendo em vista que a\r\n
      ginástica artística está inserida na grade curricular da maioria dos professores entrevistados e é um\r\n
      dos conteúdos presentes nos blocos do PCN.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA ARTÍSTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID286_EXT_17042017090111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA FORNACIARI FELICIO"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA FELICIO"
    "autor_email" => "camila-go@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

A ginástica artística é uma modalidade que vem conquistando cada vez mais o interesse das pessoas. Seus movimentos, expressões, gestos e acrobacias, atraem a admiração por esta modalidade. Porém, ainda é conhecida como uma modalidade esportiva de elite, que nem todos possuem acesso, por necessitar de materiais oficiais com um custo alto e por ser vista com o objetivo de competição e alto rendimento. Esta disciplina está inserida no conteúdo de ensino dos cursos de licenciatura em educação física, e nos blocos de conteúdos do PCN, que é um dos documentos utilizados como apoio e suporte para o professor de educação física. Levando em consideração sua importância, ainda é pouco vista sendo aplicada na prática durante as aulas de educação física nas escolas. O objetivo deste trabalho foi verificar a importância de uma boa formação da disciplina ginástica artística na graduação para sua aplicabilidade nas aulas de educação física escolar. Para o desenvolvimento do trabalho, optou-se pelo estudo transversal, ou seja, apenas uma determinada amostra, em um determinado momento. Trata-se de uma pesquisa de campo, com caráter qualitativo, buscando dar valor e significado para as respostas dos sujeitos. A população foi composta por 24 professores de educação física que atuam no ensino fundamental I e II em escolas municipais de uma cidade do Vale do Paraíba. Como instrumento, foi utilizado um questionário com uma pergunta aberta e quatro fechadas. Os dados obtidos foram analisados e tabulados em forma de gráficos. De acordo com os dados coletados, pode-se concluir que os professores, na sua maioria, não aplicam a ginástica artística nas aulas de educação física escolar por falta de um conhecimento mais profundo da modalidade, do pouco conhecimento sobre os materiais alternativos e da questão de segurança durante os movimentos específicos da modalidade. Isso nos mostra a falta de uma melhor formação da disciplina na graduação, tendo em vista que a ginástica artística está inserida na grade curricular da maioria dos professores entrevistados e é um dos conteúdos presentes nos blocos do PCN.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.