Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

A TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II E A EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DO 5º ANO

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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

O Ensino Fundamental é dividido em Ensino Fundamental I e II. Em termos arquitetônicos e estruturais as escolas de Ensino Fundamental I costumam ser menores no número de salas e podem conter parques e desenhos coloridos pelo pátio e espaços diversos da escola. Já no Ensino Fundamental II, há um professor específico para cada disciplina, com aulas que duram em média 50 minutos e que não possibilitam mais um contato próximo e intenso na relação professor-alunos. Neste sentido, dois contrastes acontecem nessa transição, um relacionado à mudança escolar e pedagógica do sistema educacional e outro diretamente ligado ao desenvolvimento global dos estudantes. Especificamente para a Educação Física, docentes imbuídos de reflexão, sensibilidade, abertos ao diálogo e afetivos, têm maiores chances de realizar uma prática pedagógica comprometida com a aprendizagem dos alunos. O objetivo dessa pesquisa foi conhecer os estudantes do 5º ano de uma escola pública municipal do interior do Estado de São Paulo, para coletar as informações foi utilizado um questionário aberto, com perguntas sobre o que eles gostam, pensam, suas expectativas sobre a Educação Física no 6º ano e se eles se sentem preparados para essa transição e para as aulas de Educação Física neste novo ciclo de ensino. Foi possível identificar que os estudantes desta turma gostam muito de esportes, no entanto são mais interessados por jogos coletivos e brincadeiras. Tais preferências refletem o que eles esperam aprender nas aulas de Educação Física no 6º ano, pois apesar de citarem mais outros esportes, os jogos e brincadeiras prevaleceram nas respostas. Os resultados evidenciaram que 17 estudantes tem expectativas positivas com relação às aulas de Educação Física no 6º ano e 20 estudantes se sentem preparados para esse novo ciclo de ensino, ainda que 11 estudantes tenham manifestado algum tipo de insegurança. Somente 1 indicou que será normal e 1 manifestou medo. É importante a atenção do professor de Educação Física em prol do acolhimento e de aproximação das aulas no atendimento destas expectativas discentes. Contudo, é importante ressaltar o interesse desses estudantes pela Educação Física neste ciclo. Para os professores, é necessário conhecer os estudantes neste particular período da educação escolar, no sentido de rever caminhos para a construção das aulas alinhadas as suas necessidades. De modo a ampliar tal debate, é relevante que sejam realizadas mais investigações sobre esta transição escolar. Cumpre ressaltar que ainda no 6º. ano parece haver um grande interesse pelas aulas de Educação Física, o que tende a ir se comprometendo nos anos subsequentes. Neste sentido, a ação docente no 6º. ano ganha um relevo significativo no intuito de zelar pela manutenção deste interesse pelas aulas.

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