Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: GESTÃO DE PESSOAS, GRADUAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA Pôster (PO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

Os estudos na área administrativa vêm aumentando bem como as modificações nas estruturas organizacionais das Instituições de Ensino Superior (IES). As IES vêm mudando suas estratégias pedagógicas e administrativas para poderem se manter no mercado ou crescer ainda mais, como ocorre com os grandes conglomerados educacionais. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar e pontuar estratégias de uma Gestão de Pessoas (GP) efetiva entre coordenação e professores dentro dos cursos de graduação em Educação Física (EF). Foi observado que, embora haja muitas pesquisas sobre GP, especificamente na área educacional estudos com esse viés ainda são escassos. A GP é significativamente relevante perante as demais, isso por que, temos vários grupos de pessoas dentro deste processo educacional e ainda, este grupo apresenta características que mostra a necessidade de ações efetivas dentro da GP. Neste cenário a liderança democrática parece ser o modelo mais indicado. Esta gestão é voltada para a participação dos liderados no processo decisório. A relação do coordenador com os docentes, deve ser transparente, ética e comprometida com os caminhos que o curso pode ir. As características dos indivíduos formados em EF incluem uma proximidade nas relações e este contato se faz necessário na rotina e ações de GP. A escolha de bons canais de comunicação com o grupo que se geri bem como ouvir sugestões e analisar e apoiar os projetos propostos também são pontos importantes dentro do curso, uma vez que este público se mostra bastante pró ativo e com propostas de ações educacionais diversas. O cenário atual das IES particulares apresenta ações muito específicas no âmbito pedagógico e que se aproximam de um padrão entre elas. A preocupação institucional com Exames Nacionais, exigências do MEC, avaliações, a quantificação e divulgação de resultados entre outros parece ser um padrão dentro dos cursos de graduação. E ainda, muito do que pode ser solicitado para atender tais demandas, vai além da essência da atuação docente. Assim, para que tais ações tenham sucesso, é necessário que a equipe de trabalho, possua coesão. Se este grupo de pessoas não se sentirem essenciais, respeitados, acolhidos e engajados nos processos não terão sucesso em seus projetos e no resultado final proposto nos objetivos do curso. Assim, desenvolver uma estrutura em que a coesão grupal seja o grande “pilar” que sustenta as ideias, sugestões e inquietações que permeiam os projetos também são elementos fundamentais na gestão de professores em EF, por normalmente o grupo de manifestar de forma ativa em ações educacionais. Além disso, a clareza das informações e dos processos também se fazem necessários, uma vez que este grupo apresenta a necessidade de entendimento das ações e não apenas a imposição. Fica evidente dessa forma, que a GP é de suma importância dentro da graduação em EF e que estratégias como ter bons canais de comunicação, acolhimento e parceria são fundamentais neste processo.

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