Os estudos na área administrativa vêm aumentando bem como as modificações nas estruturas organizacionais das Instituições de Ensino Superior (IES). As IES vêm mudando suas estratégias pedagógicas e administrativas para poderem se manter no mercado ou crescer ainda mais, como ocorre com os grandes conglomerados educacionais. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar e pontuar estratégias de uma Gestão de Pessoas (GP) efetiva entre coordenação e professores dentro dos cursos de graduação em Educação Física (EF). Foi observado que, embora haja muitas pesquisas sobre GP, especificamente na área educacional estudos com esse viés ainda são escassos. A GP é significativamente relevante perante as demais, isso por que, temos vários grupos de pessoas dentro deste processo educacional e ainda, este grupo apresenta características que mostra a necessidade de ações efetivas dentro da GP. Neste cenário a liderança democrática parece ser o modelo mais indicado. Esta gestão é voltada para a participação dos liderados no processo decisório. A relação do coordenador com os docentes, deve ser transparente, ética e comprometida com os caminhos que o curso pode ir. As características dos indivíduos formados em EF incluem uma proximidade nas relações e este contato se faz necessário na rotina e ações de GP. A escolha de bons canais de comunicação com o grupo que se geri bem como ouvir sugestões e analisar e apoiar os projetos propostos também são pontos importantes dentro do curso, uma vez que este público se mostra bastante pró ativo e com propostas de ações educacionais diversas. O cenário atual das IES particulares apresenta ações muito específicas no âmbito pedagógico e que se aproximam de um padrão entre elas. A preocupação institucional com Exames Nacionais, exigências do MEC, avaliações, a quantificação e divulgação de resultados entre outros parece ser um padrão dentro dos cursos de graduação. E ainda, muito do que pode ser solicitado para atender tais demandas, vai além da essência da atuação docente. Assim, para que tais ações tenham sucesso, é necessário que a equipe de trabalho, possua coesão. Se este grupo de pessoas não se sentirem essenciais, respeitados, acolhidos e engajados nos processos não terão sucesso em seus projetos e no resultado final proposto nos objetivos do curso. Assim, desenvolver uma estrutura em que a coesão grupal seja o grande “pilar” que sustenta as ideias, sugestões e inquietações que permeiam os projetos também são elementos fundamentais na gestão de professores em EF, por normalmente o grupo de manifestar de forma ativa em ações educacionais. Além disso, a clareza das informações e dos processos também se fazem necessários, uma vez que este grupo apresenta a necessidade de entendimento das ações e não apenas a imposição. Fica evidente dessa forma, que a GP é de suma importância dentro da graduação em EF e que estratégias como ter bons canais de comunicação, acolhimento e parceria são fundamentais neste processo.