Este artigo possui como finalidade discutir as características do atual curso de pedagogia, os desafios e perspectivas do campo de atuação na atual conjuntura social, objetivando suscitar essa discussão a fim de refletirmos sobre os desafios da profissão pedagogo atualmente. A pesquisa, por estar em fase de estudo, a princípio encontra-se em caráter bibliográfico fundamentada em pesquisas desenvolvidas por Pimenta (2006) e Libâneo (2002) a fim de promover uma reflexão. Para tanto, optamos por um trabalho de campo, com o estudo de caso, em uma abordagem qualitativa, utilizando questionários com perguntas de caráter objetivo e subjetivo, a fim de analisarmos as respostas á luz dos teóricos que tratam da temática. Os sujeitos da pesquisa serão alunos egressos do curso de pedagogia, onde percebemos inquietações a respeito da área de atuação do referido profissional. Analisaremos as características do curso de pedagogia atualmente, o perfil dos alunos do referido curso e suas perspectivas da área de atuação. O presente artigo faz um breve resgate da inserção do curso de pedagogia no Brasil, as reformulações sofridas pelo referido curso, e a formação e atuação do pedagogo no contexto atual. A discussão apresentada neste trabalho nos faz refletir acerca do papel imprescindível do pedagogo enquanto especialista na atuação intermediária no processo de práticas educativas.