PRÁTICAS DE LEITURA NA ESFERA ACADÊMICA: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 144 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 525 "inscrito_id" => 1427 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA NA ESFERA ACADÊMICA: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com alguns discentes do 3º, 5º e 7º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – campus Caicó, no ano de 2012. Discute a formação leitora dos discentes entrevistados, bem como a visão destes sobre a importância de serem alunos-leitores. Para a realização do estudo, foram selecionado(as) dez aluno(as) de cada período e, em seguida, aplicado um questionário que relaciona questões específicas da disciplina de Leitura e Produção de Texto, no que concerne ao processo de aprendizagem das práticas de leitura e escrita dos discentes pesquisados. Como fundamentos teóricos utilizou-se os estudos de Motta-Roth e Hendges (2010), Medeiros (2011), Antunes (2005), Geraldi (1997), dentre outros. Após a coleta dos dados, os resultados demonstraram que as atividades de leitura e produção de texto contribuem de maneira significativa na vida acadêmica dos discentes, haja vista proporcionar a formação de leitores e escritores competentes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "24 - PRODUÇÃO E ENSINO DE TEXTOS" "palavra_chave" => "Alunos-leitores, Leitura, Esfera acadêmica" "idioma" => "Português" "arquivo" => "970af30e481057c48f87e101b61e6994.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENIZE CRUZ E SILVA" "autor_nome_curto" => "DENIZE CRUZ" "autor_email" => "denize_comvc@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 144 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 525 "inscrito_id" => 1427 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA NA ESFERA ACADÊMICA: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com alguns discentes do 3º, 5º e 7º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – campus Caicó, no ano de 2012. Discute a formação leitora dos discentes entrevistados, bem como a visão destes sobre a importância de serem alunos-leitores. Para a realização do estudo, foram selecionado(as) dez aluno(as) de cada período e, em seguida, aplicado um questionário que relaciona questões específicas da disciplina de Leitura e Produção de Texto, no que concerne ao processo de aprendizagem das práticas de leitura e escrita dos discentes pesquisados. Como fundamentos teóricos utilizou-se os estudos de Motta-Roth e Hendges (2010), Medeiros (2011), Antunes (2005), Geraldi (1997), dentre outros. Após a coleta dos dados, os resultados demonstraram que as atividades de leitura e produção de texto contribuem de maneira significativa na vida acadêmica dos discentes, haja vista proporcionar a formação de leitores e escritores competentes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "24 - PRODUÇÃO E ENSINO DE TEXTOS" "palavra_chave" => "Alunos-leitores, Leitura, Esfera acadêmica" "idioma" => "Português" "arquivo" => "970af30e481057c48f87e101b61e6994.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENIZE CRUZ E SILVA" "autor_nome_curto" => "DENIZE CRUZ" "autor_email" => "denize_comvc@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }