O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada na cidade de Nova Iorque- MA, no período de dezembro de 2010 a março de 2011, que teve por finalidade resgatar a História e História da Educação da cidade através da análise de relatos orais de moradores que vivenciaram o período de 1927 a 1967. Partiu da compreensão que a História local é um instrumento essencial para o entendimento dos processos históricos de educação, pois possibilita a percepção de como as relações sociais estabelecidas ao longo do desenvolvimento da cidade refletem-se na sua educação. Diante disso, buscamos entender a construção de simbologias e significados da cidade através do tempo para assim tentarmos compreender o momento atual da educação de Nova Iorque – MA. Usamos como suporte teórico ARANHA (2006), HALBWACHS (1990), LOPES e GALVÃO (2006), NASCIMENTO e FERRO (2010), entre outros. Constatamos que a cidade de Nova Iorque, destruída duas vezes por inundações, encontrou na educação suporte para que a cultura não ficasse submersa, mas que ela gritasse nas memórias de um povo, fazendo assim ressurgir em novos tempos traços culturais vividos em tempos passados.