NETO, Francisco Soares Cavalcante. A importância da musicalidade na educação infantil. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/223>. Acesso em: 22/12/2024 19:06
A música pode ser vista como uma linguagem que participa como um elemento essencial de organização, socialização e integração com outras linguagens. Atua também como um meio facilitador quando há um contexto pedagógico que incentive a descoberta, a percepção, a experimentação, a criação e as diversas e sempre ricas possibilidades de expressão. Este trabalho objetiva conhecer os benefícios da musicalidade na Educação Infantil, identificando como a música pode contribuir na formação e desenvolvimento das crianças, facilitando a aprendizagem. Desse modo utilizou pesquisa bibliográfica qualitativa conformativa, com o aporte teórico de Alencar (2003), Alves (2010), Gardner (1995), Piaget (1998), Vigostsky (1988), Barreto (2000), dentre outros. Os resultados mostraram que a música é uma estratégia de intervenção que pode facilitar a formação integral do ser humano, estimulando maiores respostas por parte das crianças, tornando-as protagonistas e agentes no processo de aprender ao invés de meros espectadores, na medida em que desperta o prazer e a experimentação. Espera-se com este estudo contribuir para a prática dos Educadores Infantis, com novos olhares sobre a música no cotidiano das salas de aula.