Artigo Anais III CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: QUEDAS, IDOSOS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE Relato de Experiência(RE) Atenção integral à saúde: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do idoso
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Publicado em 15 de junho de 2013

Resumo

INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento acarreta alterações fisiológicas progressivas no organismo, tornando-o mais suscetível a quedas. Esses eventos podem estar relacionados à instabilidade postural, disfunções dos sistemas sensoriais e motor além das alterações de equilíbrio e da propriocepção, visuais e vestibulares, uso de medicamentos, fraqueza muscular, déficit da capacidade funcional e fatores ambientais. As quedas entre idosos merecem ênfase e é considerada como um problema de saúde pública devido à alta frequência com que ocorre, a morbimortalidade advindas desse episódio, ao elevado custo social e econômico decorrentes das lesões provocadas e por serem passíveis de prevenção. Desta forma, medidas de prevenção e promoção de saúde são instrumentos de grande relevância para diminuir a ocorrência desses eventos e minimizar as complicações secundárias. OBJETIVOS: Descrever a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem na oficina intitulada “Prevenção de Quedas em Idosos” no Projeto de extensão Encontro de Gerações na Promoção do Envelhecimento Saudável. METODOLOGIA: Estudo do tipo relato de experiência. Este trabalho descreve as experiências vividas por acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande junto ao projeto de extensão “Encontro de Gerações na Promoção do Envelhecimento Saudável”, realizado semanalmente com Idosos no Centro de Referência da Assistência Social e na Unidade Básica de Saúde Ezequias Vanâncio da Fonseca, em Cuité-PB, por meio de atividades educativas em saúde. RESULTADOS: Na oficina “Prevenção de Quedas em Idosos” as atividades consistiram na apresentação de um portifólio com imagens de desenho em quadrinhos de ambientes onde podem ocorrer as quedas, a fim explicar sobre o tema. Já que cerca de 60% das quedas ocorrem em casa durante as atividades do dia-a-dia, sendo que 25% delas são resultantes de "perigos domésticos" como pisos escorregadios, pouca luminosidade e disposição inadequada de móveis. A segunda atividade consistiu em expor algumas figuras dos ambientes propícios à ocorrência de quedas com algumas irregularidades a fim que os idosos identificassem os erros e as modificações necessárias, como aumentar a altura do vaso sanitário e instalar barras de apoio laterais e paralelas ao vaso, à escada livre de objetos, possuir corrimãos dos dois lados, fitas antiderrapantes nos degraus e interruptores de luz, tanto na parte inferior quanto na superior. A terceira atividade consistiu em espalhar objetos pelo o chão e vendar os olhos dos idosos para que eles pudessem ver a dificuldade de passar por um ambiente escuro, simulando o trajeto quarto-banheiro à noite, que é considerado o de maior risco de quedas na moradia. Por conseguinte foi aplicado a Escala de Avaliação do Risco de Quedas e a Escala de Equilíbrio de Berg e a avaliação da ação através dos escores. CONCLUSÃO: Alguns fatores de risco para a queda não podem ser modificados, como as alterações fisiológicas do envelhecimento, entretanto outros podem ser facilmente eliminados ou reduzidos. Diante disso, o projeto tem despertado em nós acadêmicos de enfermagem, a importância de propiciar um momento harmônico e descontraído aos idosos, a fim de estabelecer medidas de prevenção das quedas com maior dinamicidade nas práticas de educação em saúde junto à população idosa.

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