A aprendizagem na educação básica, em foco nos conteúdos de Matemática, sempre foi e ainda é um desafio para muitos professores. A falta de conexão entre teoria e a pratica e a metodologia muitas vezes tradicionalista de alguns professores, propicia a insatisfação de muitos alunos, resultando em desestimulo no estudo da disciplina. Com o objetivo de propor atividades acerca da criptografia e algoritmos computacionais, envolvendo uso do conteúdo de matrizes no ensino médio e na busca por reverter ou ao menos amenizar esse quadro, foram realizadas duas oficinas sendo uma de “criptografia aplicada ao ensino de matrizes” e outra de “uso de algoritmos computacionais com a criptografia”. Aplicadas em uma turma com 23 alunos do ensino médio, fazendo uso de atividades lúdicas e abordando uma temática que desperta muito o interesse dos jovens e gira em torno da tecnologia, que é a segurança da informação. Após a aplicação das oficinas pode-se notar a satisfação dos participantes por terem realizado atividades com uma temática diferente da vista no dia-dia da escola e foi observada a vontade de muitos em dar continuidade aos estudos abordados nessas oficinas. A avaliação final mostrou a aprovação das duas temáticas com percentuais de 81% e 85% para as oficinas de criptografia e algoritmos respectivamente. Assim verificou-se que trazer o tema abordado para sala de aula da educação básica, é uma alternativa de aproximar dos alunos a realidade de uma prática profissional emergente e ao mesmo tempo dar mais significado a uma Matemática com aplicabilidade.