Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA – MITOS E VERDADES

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, FORMAÇÃO DOCENTE Pôster (PO) Química
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28673
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 307
    "inscrito_id" => 1568
    "titulo" => """
      O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DO\r\n
       PROFESSOR DE QUÍMICA – MITOS E VERDADES
      """
    "resumo" => "A formação docente é um processo amplo, que envolve a aprendizagem de conteúdos específicos e pedagógicos, que lhes habilite a exercer a profissão com as competências necessárias para lidar com as mudanças gerais que estão acontecendo em nossa sociedade. Diante deste cenário, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o entendimento dos discentes do curso de Licenciatura de Química do Centro Acadêmico do Agreste/UFPE sobre o uso da experimentação como ferramenta pedagógica; bem como identificar a importância da experimentação para a formação do professor de Química. Os dados para este trabalho foram coletados através da aplicação de um questionário, com alunos de diversas turmas, perfazendo uma amostra de 50 indivíduos. Durante a análise dos resultados, observou-se que 43,75% dos entrevistados entende a experimentação como uma forma de investigação dos conteúdos teóricos através de práticas. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os conteúdos podem ser testados em laboratório, o que não inviabiliza o seu entendimento quando não há experimentos. Dentre os entrevistados, 93,75% entendem a experimentação como uma ferramenta útil ao processo de ensino-aprendizagem, embora não deva ser a única utilizada. Segundo 100% dos entrevistados, a experimentação é importante, pois favorece a aprendizagem do aluno (56,25%); como também desenvolve o espírito científico do docente (43,75%). Estes resultados permitem inferir que a experimentação é de fato importante para a formação do docente e do aluno, desde que seja contextualizada com a realidade dos envolvidos, de modo a motivar a participação de todos os envolvidos neste processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID1568_29042017121010.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA FREITAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA FREIT"
    "autor_email" => "apfslima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28673
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 307
    "inscrito_id" => 1568
    "titulo" => """
      O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DO\r\n
       PROFESSOR DE QUÍMICA – MITOS E VERDADES
      """
    "resumo" => "A formação docente é um processo amplo, que envolve a aprendizagem de conteúdos específicos e pedagógicos, que lhes habilite a exercer a profissão com as competências necessárias para lidar com as mudanças gerais que estão acontecendo em nossa sociedade. Diante deste cenário, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o entendimento dos discentes do curso de Licenciatura de Química do Centro Acadêmico do Agreste/UFPE sobre o uso da experimentação como ferramenta pedagógica; bem como identificar a importância da experimentação para a formação do professor de Química. Os dados para este trabalho foram coletados através da aplicação de um questionário, com alunos de diversas turmas, perfazendo uma amostra de 50 indivíduos. Durante a análise dos resultados, observou-se que 43,75% dos entrevistados entende a experimentação como uma forma de investigação dos conteúdos teóricos através de práticas. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os conteúdos podem ser testados em laboratório, o que não inviabiliza o seu entendimento quando não há experimentos. Dentre os entrevistados, 93,75% entendem a experimentação como uma ferramenta útil ao processo de ensino-aprendizagem, embora não deva ser a única utilizada. Segundo 100% dos entrevistados, a experimentação é importante, pois favorece a aprendizagem do aluno (56,25%); como também desenvolve o espírito científico do docente (43,75%). Estes resultados permitem inferir que a experimentação é de fato importante para a formação do docente e do aluno, desde que seja contextualizada com a realidade dos envolvidos, de modo a motivar a participação de todos os envolvidos neste processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID1568_29042017121010.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA FREITAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA FREIT"
    "autor_email" => "apfslima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A formação docente é um processo amplo, que envolve a aprendizagem de conteúdos específicos e pedagógicos, que lhes habilite a exercer a profissão com as competências necessárias para lidar com as mudanças gerais que estão acontecendo em nossa sociedade. Diante deste cenário, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o entendimento dos discentes do curso de Licenciatura de Química do Centro Acadêmico do Agreste/UFPE sobre o uso da experimentação como ferramenta pedagógica; bem como identificar a importância da experimentação para a formação do professor de Química. Os dados para este trabalho foram coletados através da aplicação de um questionário, com alunos de diversas turmas, perfazendo uma amostra de 50 indivíduos. Durante a análise dos resultados, observou-se que 43,75% dos entrevistados entende a experimentação como uma forma de investigação dos conteúdos teóricos através de práticas. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os conteúdos podem ser testados em laboratório, o que não inviabiliza o seu entendimento quando não há experimentos. Dentre os entrevistados, 93,75% entendem a experimentação como uma ferramenta útil ao processo de ensino-aprendizagem, embora não deva ser a única utilizada. Segundo 100% dos entrevistados, a experimentação é importante, pois favorece a aprendizagem do aluno (56,25%); como também desenvolve o espírito científico do docente (43,75%). Estes resultados permitem inferir que a experimentação é de fato importante para a formação do docente e do aluno, desde que seja contextualizada com a realidade dos envolvidos, de modo a motivar a participação de todos os envolvidos neste processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.