A degradação do ambiente vivenciada nos últimos anos pela humanidade, tem resultado no surgimento de inúmeros problemas ambientais que afetam o planeta em ritmo acelerado. Em decorrência a isto, o tema Educação Ambiental é enfoque de debates e discussões devido à crescente preocupação com o ambiente. A Educação, Ciência e Meio ambiente são lacunas fundamentais para construção de uma sociedade consciente, logo a implantação da Educação Ambiental no âmbito escolar tem se mostrado uma ferramenta indispensável na formação de cidadãos responsáveis com o ambiente. Assim, é de suma importância averiguar a magnitude de seu processo nas redes de educação básica na área de Ciências da Natureza para que dessa forma a Educação Ambiental, com o auxílio dos professores utilizando de práticas pedagógicas, possam despertar aos educandos a sensibilização para com o meio. Este estudo tem como objetivo conhecer a relevância da Educação Ambiental dentro das escolas de Educação Básica na perspectiva dos professores de Ciências da Natureza. Sabendo que a educação básica como séries iniciais de ensino, promove desde cedo conhecimentos, se faz necessário uma conscientização ambiental, sobretudo por parte dos professores, já que eles têm grande responsabilidade na formação cidadã de seus alunos sendo imprescindível a disseminação tal conhecimento para o alunado.