MATIAS, Rodrigo Silva et al.. Química e educação ambiental no descarte correto de pilhas. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/28785>. Acesso em: 22/11/2024 19:01
Aparelhos eletroeletrônicos portáteis cuja sua vida útil é limitada têm seu uso crescente nos últimos anos. Ao serem descartadas em lixões ou aterros sanitários podem liberar componentes tóxicos que contaminam o solo, lençol freático, cursos de água, afetando a fauna e a flora e, o homem pela cadeia alimentar. Este trabalho tem como objetivo informar e sensibilizar os alunos da segunda série do ensino médio da Escola Estadual José Luiz Neto situada na cidade de Barra de Santa Rosa – PB, sobre o descarte inadequado de pilhas e baterias, e a problemática que pode trazer para a saúde humana e seus impactos ambientais. Para a realização dessa intervenção os bolsistas do subprojeto PIBID-Química da UFCG, trabalharam sobre orientações, pesquisas, ações sustentáveis e muita criatividade. Foram confeccionados em conjunto com os alunos recipientes “PapaPilhas” de garrafas PET, onde cada aluno construía o seu. Também foi feita uma visita e questionário aos técnicos de celulares da cidade a fim de fazer um levantamento sobre o descarte de suas pilhas e baterias. Não pode-se deixar de ressaltar a importância da contextualização do ensino de conceitos com fatos do cotidiano, como no caso descrito, . o conteúdo de eletroquímica com o tema gerador pilhas e baterias. Quando tem-se compromisso e busca-se novas metodologias, os alunos não precisam aprender de forma forçada e decorada, e sim, se divertindo e evoluindo, gradativamente.