FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UM OLHAR SOBRE PESQUISAS DE PESQUISADORES EM PERSPECTIVA DO ENSINO INVESTIGATIVO
0 of 0"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 28526 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 109 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UM OLHAR SOBRE PESQUISAS DE PESQUISADORES EM PERSPECTIVA DO ENSINO INVESTIGATIVO" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é analisar como as pesquisas sobre o professor formador e Ensino Investigativo (EI) se desenvolvem na formação de pesquisadores para o EI na educação científica. A metodologia é de abordagem qualitativa. Efetivou-se por procedimento de um estudo da arte, com caráter bibliográfico e análise do conteúdo. Foram analisadas 196 dissertações e/ou teses a partir do banco de dados: (1) a plataforma Lattes; (2) depositório das dissertações e teses defendidas no IEMCI/PPGECM no período de 2003 a 2016; (3) Plataforma sucupira. Os descritores foram “professor formador” e “problema”, visando selecionar trabalhos que tratassem do formador em perspectiva do EI. As reflexões tiveram um caráter topográfico sócio epistêmico de identificação e localização de um campo do conhecimento pouco explorado no programa de pós-graduação em educação cientifica e matemática do norte do Brasil. Os resultados identificam que as pesquisas desenvolvidas estão ligadas ao movimento e universalização da educação básica e, com ela, a discussões mais amplas na sociedade sobre metodologias ativas de ensino, saberes e praticas investigativas de professores da educação básica. Concluímos que se reivindicam o aumento de pesquisas sobre formação de pesquisadores, sobretudo com foco no professor formador e em perspectiva do EI. As pesquisas possui uma base recente e crescente em perspectiva do ensino investigativo considerando Aprendizagem Baseada em Problema (ABP), porém essa base ainda apresenta mais fragilidades do que pontos fortes para sua consolidação como campo de pesquisa. ◀O objetivo deste trabalho é analisar como as pesquisas sobre o professor formador e Ensino Investigativo (EI) se desenvolvem na formação de pesquisadores para o ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "PROFESSOR FORMADOR, ENSINO INVESTIGATIVO, FORMAÇÃO, PESQUISA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID109_08032017233635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "CARLOS ROCHA" "autor_email" => "carlosjtr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 28526 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 109 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UM OLHAR SOBRE PESQUISAS DE PESQUISADORES EM PERSPECTIVA DO ENSINO INVESTIGATIVO" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é analisar como as pesquisas sobre o professor formador e Ensino Investigativo (EI) se desenvolvem na formação de pesquisadores para o EI na educação científica. A metodologia é de abordagem qualitativa. Efetivou-se por procedimento de um estudo da arte, com caráter bibliográfico e análise do conteúdo. Foram analisadas 196 dissertações e/ou teses a partir do banco de dados: (1) a plataforma Lattes; (2) depositório das dissertações e teses defendidas no IEMCI/PPGECM no período de 2003 a 2016; (3) Plataforma sucupira. Os descritores foram “professor formador” e “problema”, visando selecionar trabalhos que tratassem do formador em perspectiva do EI. As reflexões tiveram um caráter topográfico sócio epistêmico de identificação e localização de um campo do conhecimento pouco explorado no programa de pós-graduação em educação cientifica e matemática do norte do Brasil. Os resultados identificam que as pesquisas desenvolvidas estão ligadas ao movimento e universalização da educação básica e, com ela, a discussões mais amplas na sociedade sobre metodologias ativas de ensino, saberes e praticas investigativas de professores da educação básica. Concluímos que se reivindicam o aumento de pesquisas sobre formação de pesquisadores, sobretudo com foco no professor formador e em perspectiva do EI. As pesquisas possui uma base recente e crescente em perspectiva do ensino investigativo considerando Aprendizagem Baseada em Problema (ABP), porém essa base ainda apresenta mais fragilidades do que pontos fortes para sua consolidação como campo de pesquisa. ◀O objetivo deste trabalho é analisar como as pesquisas sobre o professor formador e Ensino Investigativo (EI) se desenvolvem na formação de pesquisadores para o ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "PROFESSOR FORMADOR, ENSINO INVESTIGATIVO, FORMAÇÃO, PESQUISA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID109_08032017233635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "CARLOS ROCHA" "autor_email" => "carlosjtr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }