O objetivo deste trabalho é analisar como as pesquisas sobre o professor formador e Ensino Investigativo (EI) se desenvolvem na formação de pesquisadores para o EI na educação científica. A metodologia é de abordagem qualitativa. Efetivou-se por procedimento de um estudo da arte, com caráter bibliográfico e análise do conteúdo. Foram analisadas 196 dissertações e/ou teses a partir do banco de dados: (1) a plataforma Lattes; (2) depositório das dissertações e teses defendidas no IEMCI/PPGECM no período de 2003 a 2016; (3) Plataforma sucupira. Os descritores foram “professor formador” e “problema”, visando selecionar trabalhos que tratassem do formador em perspectiva do EI. As reflexões tiveram um caráter topográfico sócio epistêmico de identificação e localização de um campo do conhecimento pouco explorado no programa de pós-graduação em educação cientifica e matemática do norte do Brasil. Os resultados identificam que as pesquisas desenvolvidas estão ligadas ao movimento e universalização da educação básica e, com ela, a discussões mais amplas na sociedade sobre metodologias ativas de ensino, saberes e praticas investigativas de professores da educação básica. Concluímos que se reivindicam o aumento de pesquisas sobre formação de pesquisadores, sobretudo com foco no professor formador e em perspectiva do EI. As pesquisas possui uma base recente e crescente em perspectiva do ensino investigativo considerando Aprendizagem Baseada em Problema (ABP), porém essa base ainda apresenta mais fragilidades do que pontos fortes para sua consolidação como campo de pesquisa.