EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CARIRI-OESTE DO CEARÁ
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28424 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 783 "inscrito_id" => 1315 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CARIRI-OESTE DO CEARÁ" "resumo" => "O desconhecimento da Matemática e da Educação Financeira trazem consequências para sociedade, pois jovens estão cada vez mais endividados e uma dessas causas é o crédito fácil e sem necessidade de comprovação de renda. Essa ideia nos levou a produzir um projeto de extensão aprovado em edital 01/2017 pela Universidade Regional do Cariri – URCA, com o intuito de apresentar minicursos sobre Educação Financeira para alunos da Educação Básica, de Ensino Médio de Araripe, Campos Sales e Salitre, além de turmas dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Matemática e Letras da Unidade Descentralizada da URCA em Campos Sales. Esse texto apresenta as propostas de realização desses minicursos e os resultados parciais da realização da primeira oficina com estudantes do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Campos Sales. A metodologia se constitui pela produção de minicursos, no quais apresentaremos conceitos básicos de administração financeira e orientações de investimento. Estudar Educação Financeira nas escolas é fundamental para se entender a aplicabilidade da matemática no cotidiano das pessoas e como esses conhecimentos podem auxiliar no momento de uma compra ou venda de produtos, bens ou serviços. Na primeira oficina realizada, os estudantes aprenderam a organizar a renda familiar de acordo com as despesas fixas e temporárias, bem como perceberam a necessidade de planejamento de despesas a longo prazo, além de conhecer os meios de realizar investimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA, FINANÇAS, APLICABILIDADE DA MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA1_ID1315_13052017104428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYLLA GABRIELA PAIVA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "AYLLA GABRIELA" "autor_email" => "aylla_gabriela@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28424 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 783 "inscrito_id" => 1315 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CARIRI-OESTE DO CEARÁ" "resumo" => "O desconhecimento da Matemática e da Educação Financeira trazem consequências para sociedade, pois jovens estão cada vez mais endividados e uma dessas causas é o crédito fácil e sem necessidade de comprovação de renda. Essa ideia nos levou a produzir um projeto de extensão aprovado em edital 01/2017 pela Universidade Regional do Cariri – URCA, com o intuito de apresentar minicursos sobre Educação Financeira para alunos da Educação Básica, de Ensino Médio de Araripe, Campos Sales e Salitre, além de turmas dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Matemática e Letras da Unidade Descentralizada da URCA em Campos Sales. Esse texto apresenta as propostas de realização desses minicursos e os resultados parciais da realização da primeira oficina com estudantes do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Campos Sales. A metodologia se constitui pela produção de minicursos, no quais apresentaremos conceitos básicos de administração financeira e orientações de investimento. Estudar Educação Financeira nas escolas é fundamental para se entender a aplicabilidade da matemática no cotidiano das pessoas e como esses conhecimentos podem auxiliar no momento de uma compra ou venda de produtos, bens ou serviços. Na primeira oficina realizada, os estudantes aprenderam a organizar a renda familiar de acordo com as despesas fixas e temporárias, bem como perceberam a necessidade de planejamento de despesas a longo prazo, além de conhecer os meios de realizar investimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA, FINANÇAS, APLICABILIDADE DA MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA1_ID1315_13052017104428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYLLA GABRIELA PAIVA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "AYLLA GABRIELA" "autor_email" => "aylla_gabriela@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }